Windows 11 vaza com novo menu Iniciar e visual inspirado no Windows 10X

Listen to this article

Quase uma semana antes de seu lançamento, o Windows 11 teve supostas capturas de telas e arquivo de instalação vazados na internet. A nova geração do Windows, como diz a própria Microsoft, absorve várias das características do abandonado Windows 10X, mas não mascara as semelhanças com o sistema atual em visual e experiência de uso.

As informações foram flagradas originalmente pelo The Verge e publicadas no fórum chinês Baidu, o que justifica alguns caracteres no idioma local. Conforme mostram as capturas, várias características do Windows 10 foram preservadas (área de notificações e menu de Configurações, por exemplo), mas as alterações de design se alastram por todo o SO.

Do menu Iniciar aos ícones de programas fixados, está ao menos um pouco diferente. A começar pela posição: os botões foram todos centralizados na barra de tarefas, dispostos de forma bem mais sóbria quando comparada ao visual padrão do Windows 10.

O conhecido menu Iniciar abandonou de vez o Live Tiles e está em uma forma bem simplificada quando comparada à versão atual. Nele, encontram-se no topo os aplicativos fixados, um botão para visualizar todos os aplicativos e uma área de recomendados. As opções de energia (desligar, reiniciar e suspender) parecem estar escondidas em um botão no canto inferior direito da janela.

Elementos sutis do visual, como os cantos arredondados, são uma clara herança do Windows 10X. Esse irmão do sistema principal foi desenvolvido como uma solução para dispositivos portáteis (notebooks híbridos, por exemplo), porém, foi oficialmente cancelado pela companhia em março e seus recursos seriam diluídos em outros produtos da empresa — incluindo o Windows 10.

origem: Windows 11 vaza com novo menu Iniciar e visual inspirado no Windows 10X – Canaltech

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.