Qualcomm desenvolve plataforma para drones compatível com 5G e vídeos em 8K

Listen to this article

Qualcomm mostrou nesta terça-feira (17) a sua nova plataforma para drones com conexão 5G e inteligência artificial chamada de Flight RB5 5G. O anúncio foi feito em seu site oficial, sendo a plataforma a mais nova investida da Qualcomm em mercados fora do nicho de smartphones.

Os recursos presentes na área de captura de fotos e vídeos são possíveis graças ao processador de imagens Spectra 480 incluso na plataforma, capaz de processar até 2 gigapixels por segundo com captura de alta performance. Ela tem ainda CPU com oito núcleos Kryo 585 a até 2,84 GHz, sendo quatro Gold de alta performance e quatro Silver para tarefas de baixo consumo.

Seguindo o conjunto aparentemente herdado do Snapdragon 865, temos a GPU Adreno 650 para processamento gráfico e Hexagon 698 dedicado à inteligência artificial no próprio dispositivo. Ela suporta ainda memória RAM LPDDR5 ou LPDDR4x de até 16 GB, e tem opções de conectividade com 5G, Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1.

Claro que todo esse conjunto permite uma série de funcionalidades importantes para os drones, incluindo IA para identificação de objetos ou pessoas em locais remotos, possibilidade de conexão de até sete câmeras simultâneamente para transmissão de imagens, suporte para câmera de até 200 MP se usada sozinha ou até 25 MP com duas câmeras e captura de vídeos em até 8K ou 4K HDR a 30 quadros por segundo.

Incremento em segurança

A plataforma também traz recursos de segurança, como o Qualcomm Secure Processing Unit (unidade de processamento seguro, em tradução livre), que protege informações de dados faciais, escaneamento de íris e outros dados biométricos.

De acordo com a marca, o alto desempenho aliado ao baixo consumo de energia permite a utilização de drones completamente autônomos, e a conectividade aprimorada aumenta a qualidade e segurança de voos que vão além do campo de visão do controlador.

origem: https://canaltech.com.br/drones/qualcomm-plataforma-para-drones-lancamento-192996/Link Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV40

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.