Placa de vídeo Intel Arc mais poderosa deve brigar com Nvidia RTX 3070

Listen to this article

Que a Intel vai disputar espaço no mercado de placas de vídeo dedicadas não é novidade. A pergunta que permanece no ar é: quão potentes serão esses dispositivos? Temos algumas pistas: uma apresentação que vazou recentemente indica que a GPU mais avançada da linha Intel Arc ficará na mesma categoria da Nvidia GeForce RTX 3070 e da AMD Radeon RX 6700 XT.

A informação foi extraída de um slide que a Intel teria apresentado a parceiros de varejo e que, de algum modo, foi parar em um fórum chinês. A imagem indica que a linha Arc Alchemist, a ser lançada no primeiro trimestre de 2022

Mas o que mais chama a atenção no slide é o posicionamento das futuras placas de vídeo da Intel em relação aos produtos rivais.

A apresentação sugere que a nova linha terá opções para enfrentar os modelos GeForce RTX 3060, RTX 3060 Ti e RTX 3070, da Nvidia. Na comparação com a AMD, os produtos concorrentes apontados são as placas Radeon RX 6500 XT, RX 6600 XT e RX 6700 XT.

Esse comparativo diz respeito a GPUs que a Intel identifica internamente como SOC1. Essas unidades deverão ter TDP entre 175 W e 225 W e, provavelmente, serão baseadas no chip Alchemist 512 EU.

Mas o slide também menciona GPUs identificadas como SOC2. Se as informações estiverem corretas, estas terão TDP de 75 W e corresponderão a modelos mais baratos e que, no máximo, competirão com a Nvidia GeForce 1650 Super. Provavelmente, essas unidades serão baseadas no chip Alchemist 128 EU.

Neste ponto, encontramos o que pode ser um diferencial das placas de vídeo Intel Arc em relação às opções rivais: foco em GPUs de entrada. Estas seriam menos potentes e, portanto, custariam menos. É claro que Nvidia e AMD têm modelos para esse segmento, mas essas unidades costumam ser direcionadas com mais frequência ao mercado de notebooks.

Por outro lado, o slide indica que, pelo menos na fase inicial, a Intel não terá opções para enfrentar as placas Nvidia Geforce RTX 3080 e AMD Radeon RX 6800 XT, além de modelos superiores.

Slide com o posicionamento da linha Intel Arc
Slide com o posicionamento da linha Intel Arc

Foto: Wccftech / fórum Baidu / Tecnoblog

Placas de vídeo Intel Arc

Para quem está por fora do assunto, Intel Arc é o nome da linha de placas de vídeo dedicadas que a companhia promete lançar no primeiro trimestre de 2022. A primeira geração recebeu o codinome Alchemist (outrora, DG2) e será baseada na microarquitetura Xe-HPG (Xe High Performance Gaming) que, como o nome deixa claro, tem foco no segmento gamer.

A Intel ainda não revelou os modelos que farão parte da linha, mas rumores apontam que as placas Arc Alchemist terão entre 4 GB e 16 GB de memória GDDR6, entre 86 e 512 unidades de execução e tecnologia de fabricação de 6 nanômetros.

Já sabemos, porém, que tecnologias como DirectX 12 Ultimate, ray tracing e XeSS (resposta da Intel para os padrões Nvidia DLSS e AMD FSR) farão parte das especificações das novas GPUs.

origem: Placa de vídeo Intel Arc mais poderosa deve brigar com Nvidia RTX 3070 (terra.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.