Kingston detalha novidades das memórias DDR5 e frisa importância do Brasil

Listen to this article

Aproveitando a estreia da 12ª geração de processadores Alder Lake da Intel, a Kingston oficializou nesta semana seu primeiro kit de memórias baseadas no novo padrão DDR5. Certificados pela própria Intel, os módulos combinam os recursos tradicionalmente oferecidos pela fabricante, combinados às maiores velocidades e recursos únicos fornecidos pelo novo protocolo.

Para falar sobre a nova era das memórias, o Canaltech entrevistou o gerente de tecnologia da Kingston Brasil, Iuri Santos, que destacou as novidades que os consumidores podem esperar das memórias DDR5, bem como o futuro da tecnologia estreante e a importância do mercado brasileiro para a Kingston.

Melhorias das memórias DDR5 sobre soluções DDR4

A entrevista começa com uma discussão sobre as principais vantagens que as memórias DDR5 têm sobre os módulos DDR4 amplamente adotados atualmente. O gerente de tecnologia destaca como a novidade traz mudanças profundas sobre a geração passada, trazendo diversos circuitos antes integrados às placas-mãe, como os controladores de voltagem, para os módulos, bem como a possibilidade de armazenar perfis de frequência e mais.

Iuri Santos também reforça como a eficiência e a estabilidade são os principais objetivos do novo protocolo, fornecendo de fábrica velocidades significativamente maiores que as soluções DDR4 sem ser necessário a escolha dos melhores chips durante a fabricação, processo conhecido como binning, ou mesmo overclocking agressivo.

Benefícios dos subcanais duplos e aumento da latência

Outra das novidades proporcionadas pelo protocolo DDR5 é a presença de dois subcanais de 32 bits de dados por módulo, em vez de apenas um canal de 64 bits. Essa mudança tem causado confusão por dar a impressão de que agora seria possível estabelecer uma comunicação de dual-channel com a CPU, essencial para extrair o máximo de performance das máquinas por acelerar a comunicação entre processador e memórias, com apenas um módulo.

Apesar das mudanças positivas e o aumento das frequências, as novidades tiveram um efeito colateral que preocupa, ao menos em um primeiro momento: o aumento expressivo da latência CAS, o tempo que o módulo leva para acessar a informação solicitada, representado pela sigla CL acompanhada de um número — quanto menor esse número, melhor.

Enquanto os melhores módulos DDR4 apresentam latência de CL16, as memórias DDR5 começam em elevados CL38. A Kingston destaca, no entanto, que esse aumento é compensado pela maior eficiência oferecida pelos subcanais e pelos clocks mais altos.

Impacto da correção de erros no uso cotidiano

As memórias DDR5 também suportam tecnologia de correção de erros, conhecida como Error Correction Code (ECC). Como o nome sugere, o recurso corrige eventuais erros que podem ocorrer durante o processamento em virtude, por exemplo, de um dígito de código afetado por interferência de ondas de rádio. O ECC é extremamente comum em servidores e data centers, por se tratar de aplicações extremamente sensíveis, sem margem para erros.

Futuro e popularização das memórias DDR5

Por fim, perguntamos sobre as expectativas para o futuro das memórias DDR5, e se a Kingston já possuía alguma previsão para a popularização do novo padrão. Iuri destacou ser difícil prever, e disse que tudo irá depender da adoção dos usuários.

[A popularização das memórias DDR5] vai depender muito da adoção dos usuários, é difícil prever como vai ser o processo nesse primeiro momento. A gente espera que os próprios usuários percebam as vantagens fornecidas pelas memórias DDR5 e comecem assim a aumentar a demanda.

O kit de memórias Kingston FURY Beast DDR5 está previsto para chegar ao mercado já nesta semana, em 4 de novembro, junto aos processadores da família Intel Alder Lake.

origem: Kingston detalha novidades das memórias DDR5 e frisa importância do Brasil – Canaltech

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.