Supercomputador Ada Lovelace é implementado no CENAPAD

Listen to this article

Projetada pela Versatus HPC, a nova máquina proporcionará capacidade de processamento seis vezes maior para pesquisas de professores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos de todo o Brasil

Visando aprimorar suas plataformas de pesquisa, o Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (CENAPAD) de São Paulo, localizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), acaba de instalar o maior supercomputador universitário do Brasil, nomeado como Ada Lovelace, em homenagem a esta importante matemática inglesa, responsável por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina da história. A solução, financiada pela FINEP, foi projetada pela Versatus HPC, especialista em computação de alto desempenho, e já pode ser utilizada por pesquisadores de todo o Brasil.

A atualização tecnológica garante um aumento significativo no potencial das pesquisas brasileiras, ao permitir a construção de modelos computacionais mais complexos e simulações com muito mais átomos ou partículas. “O CENAPAD-SP possuía um parque computacional bastante sofisticado, mas que, por estar em operação desde 2010, excedeu sua capacidade. Agora, com o novo supercomputador construído com a tecnologia mais moderna do mercado, poderá contar com mais cinco a sete anos de uso com desempenho excelente”, comenta Antonio Nabholz, gerente de novos projetos da Versatus HPC.

Sabendo que o tamanho dos problemas que os cientistas conseguem tratar está diretamente relacionado com a capacidade das máquinas que eles utilizam, a Versatus HPC criou para o CENAPAD-SP um supercomputador com 8.320 cores de processamento AMD EPYC2 Rome, composto pelas tecnologias de Rede Infiniband Mellanox Nvidia Networking, GPUs Nvidia Enterprise e servidores Dell PowerEdge.

“A Dell Technologies vem, ao longo dos anos, se consolidando globalmente como um grande parceiro da área científica. Nós temos o compromisso de oferecer soluções aderentes à realidade econômica e técnica do mundo científico brasileiro, com uma oferta que contempla os componentes mais avançados do mercado de computação. No projeto do CENAPAD não foi diferente, oferecemos uma solução abrangente e contamos com o trabalho da Versatus HPC, um parceiro de negócios e serviços especializado e experiente em computação de alto desempenho. Temos grande satisfação em poder fornecer a solução de HPC para um projeto tão emblemático e relevante para a ciência brasileira”, declara Raymundo Peixoto, Vice-Presidente Sênior de Soluções para Datacenter da Dell Technologies na América Latina.

“A Nvidia forneceu para o CENAPAD 10 GPUs Nvidia A100, com 69120 CUDA cores, produtos de ponta que permitem uma velocidade de processamento seis vezes maior do que tinham até então, algo extremamente necessário hoje em dia em se tratando de projetos científicos. Para acelerar o crescimento da ciência nas universidades brasileiras, e consequentemente no Brasil, é preciso que nossos pesquisadores, alunos, professores e cientistas contem com as melhores ferramentas possíveis. Estou confiante do bem que o Ada vai trazer para toda a comunidade de pesquisadores nacionais”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.

Sabendo que o tamanho dos problemas que os cientistas conseguem tratar está diretamente relacionado com a capacidade das máquinas que eles utilizam, a Versatus HPC criou para o CENAPAD-SP um supercomputador com 8.320 cores de processamento AMD EPYC2 Rome, composto pelas tecnologias de Rede Infiniband Mellanox Nvidia Networking, GPUs Nvidia Enterprise e servidores Dell PowerEdge.

origem: Supercomputador Ada Lovelace é implementado no CENAPAD, localizado na UNICAMP – Inforchannel

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.