Veja um robô com asas que consegue pousar sozinho em galho

Listen to this article

Pesquisadores criaram uma garra que permite que ornitópteros possam empoleirar de forma autônoma em galhos, assim como os pássaros. Os resultados do estudo foram publicados na revista Science Communications.

Os ornitópteros são máquinas bioinspiradas em pássaros, que batem as asas para conseguir propulsão e planeio. Apesar de conseguirem simular o modo de voo das aves, uma coisa ainda era limite: o pouso.

Mas graças à parceria entre a EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça) e a Universidade de Sevilha, na Espanha, esse impasse começou a ter solução.

Os cientistas criaram um robô ornitóptero com garra única, capaz de realizar o pouso em um poleiro horizontal, sozinho!

Raphael Zufferey, criador da garra e estudante de pós-doutorado no Laboratório de Sistemas Inteligentes e no Laboratório de Biorrobótica da EPFL, explica que a opção por uma única garra, ao invés de duas como nas aves, foi devido à necessidade de manter a leveza e estabilidade do robô.

Por enquanto os testes foram realizados apenas em laboratório, devido à necessidade de monitoramento para correção de falhas.

Mas com o sucesso das tentativas, os pesquisadores estão animados com os possíveis usos dos ornitópteros, que podem ser desde coleta de amostras em locais de difícil acesso humano, até o aumento da autonomia de voo, já que pousados, os robôs podem recarregar com energia solar.

origem: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/257382-veja-robo-asas-consegue-pousar-sozinho-galho.htm

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.