Seagate anuncia que HDD 20TB terá produção aumentada

Listen to this article

Novas tecnologias de gravação de dados têm um melhor custo-benefício

A Seagate, fabricante de produtos de armazenamento, divulgou em uma conferência com investidores e analistas os planos de expandir a produção dos HDD de 20TB para atender o mercado geral. Esses HDs devem ser lançados ainda neste semestre.

A inclusão do consumidor “comum” (aspas pois comprar um 20TB para casa não é tão comum) como público desse produto se deve as tecnologias de gravação de dados. São elas a Gravação Magnética Perpendicular (PMR) e Gravação Magnética Escamada (SMR), que possuem um custo benefício melhor que tecnologia voltada para HDs empresariais Gravação Magnética Assistida por Calor (HAMR).

Os HDs de 20TB com HAMR já são vendidos para parceiros selecionados e também usada no seu sistema de armazenamento Levy. Os hard drives com as tecnologias SMR PMR serão voltadas para públicos distintos. Os HDDs baseados em PMR são voltados aos consumidores comum (HD Externo), como quem busca instalar toda a biblioteca Steam no HD (é possível) ou fazer a própria Netflix e levá-la para onde quiser. Enquanto a versão com SMR é focada para quem precisa de armazenamento em serviços de computação em hiperescala.


HD externo de 16TB da Seagate. Fonte: Reprodução/Seagate

De acordo com a Tom’s Hardware, a Seagate está validando os seus HDs com diversos clientes, então isso poderá aumentar o escopo de utilização desses produtos. Além, claro, de surgir aqueles vazamentos sobre os produtos. Não que haja muito segredo, mas sempre interessante estar ciente do que podemos ter de diferente entre os produtos com tecnologias diferentes.

Seagate Technology

Dave Mosley, CEO da Seagate, confirmou na conferência que a mineração de Chia de fato aumentou a demanda por HDs. Entretanto, Mosley disse que a maioria dos Hard Drives comprados eram usados e mineração gerou algo entre 4% e 7% de exabytes para a companhia. Esses valores não significavam que a empresa precisava aumentar a sua produção. Junto a isso, a lucratividade de minerar Chia também caiu. Podem ficar tranquilos, os HDs não passaram pelo mesmo problema das placas de vídeo.

Fonte: Tom’s Hardware

 

 

Origem: Adrenaline

 

Engº Marcelo Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br – GuiadoCFTV

Por favor avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.