Aeroporto de Brasília e rodoviária interestadual recebem equipamentos para identificar coronavírus

Listen to this article

Os passageiros que desembarcam de voos internacionais no Aeroporto de Brasília vão passar por uma inspeção capaz de detectar sintomas relacionados à infecção pelo novo coronavírus. A medida faz parte das ações do grupo de enfrentamento à doença, anunciadas na última sexta-feira (12).

Para a análise, o Corpo de Bombeiros vai usar 25 equipamentos, incluindo uma câmera térmica capaz de identificar se o passageiro tem febre. Quando apontado para uma pessoa com a temperatura mais alta, o aparelho muda o tom da imagem para um azul escuro.

“A ideia é fazer o monitoramento das entradas, do maior número de identificação de casos que estão entrando no DF”, afirmou a major dos bombeiros Lorena Athaydes. A partir daí, se a câmera identificar que a pessoa está com febre, o passageiro será isolado e levado para passar por exames, que vão checar se tem ou não o coronavírus.

De acordo com secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, o foco são voos internacionais mas, caso a Inframerica – concessionária que administra o aeroporto – peça, a inspeção também pode acontecer em voos nacionais. “Não há data de término, nós vamos começar o procedimento acompanhar o andamento da doença no país e, por enquanto só a prazo para começar.”

As câmeras térmicas também vão ser usadas na Rodoviária Interestadual de Brasília. Segundo o governo, os passageiros que chegam de outros estados ao DF serão analisados.

Já, um outro aparelho vai ser usado para coletar amostras do ar ambiente próximo a grupos de passageiros.

O que for coletado vai passar pela análise de uma outra máquina capaz de identificar a presença do vírus.

Apesar da decisão do GDF em utilizar os aparelhos a partir desta semana, os equipamentos foram comprados há seis anos, para uso na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

Como, à época, Brasília foi uma das cidades-sede do mundial de futebol, a capital recebeu turistas do mundo e adquiriu as máquinas para se preparar para possíveis ameaças biológicas, químicas e nucleares.

Ao todo, 52 militares vão trabalhar com esse material. A força-tarefa vai contar também com dois carros do Corpo de Bombeiros à disposição do aeroporto e outros quatro em pontos estratégicos espalhados pelo DF.

origem: Portal da Segurança

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.