Estrada inteligente’ é construída nos EUA

Empresas de tecnologia e infraestrutura anunciaram início das obras da Estrada inteligente’ ,construída nos EUA ; sistema conversará com carros e alertará sobre sinalização, manutenção de rua, entre outras coisas.

O estado da Virgínia, nos Estados Unidos, conta agora com uma estrada inteiramente conectada. O objetivo do empreendimento é reduzir acidentes de trânsito por meio de tecnologia C-V2X, que permite a conversa entre rodovia e carro. O feito foi anunciado na quarta-feira (30) pelas empresas American Tower e Qualcomm, que estiveram à frente do projeto.

Os carros compatíveis com a estrada serão beneficiados com alertas sobre sinalização, manutenção de via, etc. Para isto, a comunicação ocorre através da amplitude (frequência) 5,9 GHz, que inclusive é reservada especificamente para a tecnologia nos EUA.

Reprodução

A estrada inteligente da Virgínia contará com conversas entre via e carros para garantir segurança e evitar acidentes de trânsito. Créditos: Zapp2Photo/Shutterstock

Já a moderna estratégia C-V2X, estabelece uma conexão independentemente da existência de redes de celulares no local. Tal característica possibilita, entre outras vantagens, que quando o carro estiver próximo a um estreitamento de pista em função de homens trabalhando, o sistema compute esta informação e ainda alerte o motorista sobre a situação.

Outra funcionalidade que a tecnologia possui é o oferecimento de recomendações sobre velocidade média na via para que o automóvel passe por semáforos verdes em apenas uma sequência.

Para que os serviços da rodovia sejam completos, os trabalhadores do Departamento de Transporte da Virgínia também trabalharão equipados com coletes conectados à plataforma V2X. Desta maneira, quando estiverem atuando em melhoras na via, os motoristas serão orientados a reduzir a velocidade durante o trajeto.

Ainda cabe destacar que no experimento da nova estrada conectada, foram utilizados carros da gigante Audi. O modelo Q8 protagonizou os testes e serviu de lembrete de que esta rua especifica ainda não está apta a carros de direção autônoma. A Qualcomm forneceu os sensores necessários ao empreendimento.

origem: https://olhardigital.com.br/carros-e-tecnologia/noticia/eua-ganha-estrada-inteligente-no-estado-da-virginia/108043

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.