A maior floresta tropical do mundo agora será monitorada por câmeras

Listen to this article

A maior floresta tropical do mundo agora será monitorada por câmeras

Foram dezessete minutos e 23 segundos de tensão no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) até que o Amazônia 1 entrasse em órbita. O primeiro satélite de monitoramento inteiramente projetado. construído, testado e operado pelo Brasil foi lançado na madrugada de domingo do Centro Espacial Satish Dhawan, na ilha de Sriharikota, na Índia. Posicionado a 750 quilômetros de altitude, o equipamento desenvolvido pelo Inpe, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), dará início a uma nova era de coleta de dados da Amazônia e da agricultura brasileira, eliminando, assim, o conflito de informações sobre desmatamento que insiste em confundir a comunidade internacional. Com dados precisos e confiáveis, o país terá melhores condições de monitorar seus campos e vegetação nativa. Veja primeiras imagens do satélite.

Parte do projeto chamado Missão Amazônia, o novo satélite é o terceiro dedicado à mesma finalidade, sucedendo ao CBERS-4 e ao CBERS-4A, fruto de uma cooperação com a China. O novo aparelho também vai monitorar a região costeira e reservatórios de água, antecipando possíveis desastres ambientais. Ele começou a ser desenvolvido em 2008

A estrutura metálica, de 2,5 metros de altura e 640 quilos, foi embarcada no foguete indiano PSLV-C51, um propulsor com 44 metros de altura.

Os satélites da série Amazônia são formados por dois módulos integrados, porém independentes. A parte superior é o cérebro: denominado módulo de carga útil, abriga câmeras e equipamentos de gravação e transmissão. Já a inferior é a plataforma multimissão (PMM), que contém todos os subsistemas de que a nave necessita para operar — é o coração do dispositivo. O conceito PMM, também usado por outras transmissão. Já a inferior é a plataforma multimissão (PMM), que contém todos os subsistemas de que a nave necessita para operar — é o coração do dispositivo. O conceito PMM, também usado por outras nações, permite a redução de custos e de prazos, já que dispensa os engenheiros de ter de passar pelo desenvolvimento da estaca zero.

TECNOLOGIA - O Amazônia 1 na linha de montagem: projeto brasileiro -

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/ciencia/a-maior-floresta-tropical-do-mundo-agora-sera-monitorada-por-cameras/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.