Chrome, Safari, Firefox e Edge se juntam para melhorar extensões dos navegadores

Listen to this article

Desenvolvedores do Google Chrome, Apple Safari, Mozilla Firefox e Microsoft Edge se juntaram em prol de uma causa que afeta a todos: aprimorar os complementos de personalização dos navegadores. A ideia é otimizar o funcionamento das extensões para torná-las mais simples de usar e criar uma base de segurança melhor para proteger o usuário contra malware.

Na sexta-feira (4), as equipes revelaram um fórum de discussão e desenvolvimento no World Wide Web Consortium, ou W3C, dedicado ao desenvolvimento de padrões para extensões. O fórum, chamado de WebExtensions Community Group, oferecerá aos engenheiros um lugar para construir uma base unificada e mais segura para os complementos.

As extensões são fundamentais para muita gente nos PCs. Isso porque elas costumam fazer coisas que os navegadores não fazem de modo padrão, como bloquear anúncios, integração com gerenciadores de senhas, restrição de rastreamento e tradução automática de páginas ou termos e muitas outras funções.

Integração é a chave

A compatibilidade é o item prioritário da lista de melhorias. O Chrome é o navegador mais usado no mundo, e vários outros usam o Chromium como base, o que já facilita a integração entre extensões. Porém, os outros dois grandes (Safari e Firefox) são construídos em plataformas próprias, e isso exige, em muitos casos, reconstruir quase do zero o complemento. Essa é a principal razão pela qual outros browsers menores contam com menos opções do que o Chrome.

A padronização deve alinhar os navegadores para reduzir as dificuldades dos desenvolvedores. Ainda haverá diferenças, mas o grupo da comunidade planeja garantir um núcleo comum, algo como um ponto de partida compartilhado.

O navegador Chrome e o Edge modernizaram as extensões adotando algumas das mesmas tecnologias usadas para exibir páginas da web, como JavaScript e Cascading Style Sheets. O Firefox e, mais recentemente, o Safari seguiram o exemplo para tornar tudo mais facilitado.

Uma coisa que não deve mudar é como você obtém suas extensões. Cada fabricante de navegador tem seu próprio site de download de extensões, bem como procedimentos específicos para examiná-las. O grupo de discussão não abordará esse tópico.

origem: Chrome, Safari, Firefox e Edge se juntam para melhorar extensões dos navegadores – Canaltech

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.