Microsoft investe em tecnologia que identifica imagens falsas

Listen to this article

A Microsoft anunciou nesta semana a participação em um aporte financeiro de US$ 26 milhões na Truepic, empresa que desenvolve uma tecnologia de verificação de imagens e identificação de deep fakes ou cenas manipuladas digitalmente. O sistema funciona por meio de criptografia e análise de metadados, informações de localização e outros detalhes em fotos e vídeos, de forma a proteger seu conteúdo e apontar alterações posteriores.

De acordo com o CEO da Truepic, Jeff McGregor, a tecnologia trabalha de forma inversa a outros sistemas de verificação parecidos, já disponíveis no mercado. Em vez de buscar o que foi manipulado ou é artificial nas capturas, o recurso valida aquilo que é real por meio de sua proveniência, gerando a autenticidade no momento em que a cena é capturada a partir da câmera.

A ideia, de acordo com a companhia, é criar uma versão “autenticada” das imagens para serem usadas em transações comerciais ou oficiais, bem como qualquer outra aplicação em que arquivos legítimos sejam necessários. A partir dessa verificação inicial, até mesmo os deep fakes ou manipulações mais sofisticadas poderão ser detectadas pelo simples fato de a marca de validação, se é que podemos chamar assim, será diferente da original.

James Wu, diretor da M12, cita a ameaça crescente dos deep fakes como o principal fator e fala na investida como uma das pioneiras no fornecimento de uma tecnologia que permita validar imagens de forma rápida e confiável. O executivo vê as manipulações como um risco crescente para a sociedade, com plataformas como a da Truepic ajudando a combater fraudes e notícias falsas.

Hoje, a companhia já atua junto a setores financeiros e de seguros, auxiliando as empresas a validarem documentos enviados remotamente pelos clientes, principalmente em um momento de pandemia em que o atendimento presencial se tornou pouco ideal. Nomes como Equifax, Ford, Palomar e Accion estão na lista de clientes, o que, por si só, já explica o interesse da Microsoft.

No centro está o Truepic Lens, que deve funcionar de forma integrada a softwares de terceiros.

origem: Microsoft investe em tecnologia que identifica imagens falsas – Canaltech

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.