Alemanha pede que cidadãos não usem antivírus russo Kaspersky

Listen to this article

A agência de segurança cibernética da Alemanha (BSI) fez um alerta na terça-feira (15) para os usuários do popular software antivírus Kaspersky, desenvolvido por uma empresa com sede em Moscou. Segundo o órgão regulador alemão, funcionários da empresa tecnológica russa poderiam ser “coagidos” a realizar ataques hacker ou mesmo espionar alvos do governo de Moscou.

Na verdade, o BSI não detectou nenhum tipo de problema com os produtos da Kaspersy, mas apenas pressupôs que a invasão da Ucrânia pela Rússia e as ameaças feitas por Putin à União Europeia, à Otan e à própria Alemanha trazem consigo um risco de ataques hackers. O comunicado do BSI afirma que “um fabricante russo de TI pode realizar operações ofensivas por si mesmo”, e recomenda a substituição do software por opções alternativas.

O que disse a Kaspersky?

Afirmando acreditar que a decisão da agência oficial alemã “não se baseia em uma avaliação técnica dos produtos”, a Kaspersky emitiu ontem mesmo, dia15, uma declaração em que afirma que a nota do BSI tem motivações políticas. A empresa de cibersegurança afirmou que estava em contato com a autoridade alemã para esclarecer o assunto.

Por ser “uma empresa privada global de segurança cibernética”, diz o comunicado, a Kaspersky “não tem vínculos com o governo russo ou qualquer outro governo”. Além disso, a infraestrutura de processamento de dados da companhia foi transferida para a Suíça em 2018. Isso significa que “arquivos maliciosos e suspeitos compartilhados voluntariamente por usuários de produtos Kaspersky na Alemanha são processados em dois data centers em Zurique”.

Finalmente, quanto à questão do conflito na Ucrânia, a empresa reitera sua crença de que o único instrumento possível para a resolução de conflitos é o diálogo pacífico. E conclui: “A guerra não é boa para ninguém”.

origem: Alemanha pede que cidadãos não usem antivírus russo Kaspersky – TecMundo

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.