Wi-Fi 6? Prepare-se, pois o Wi-Fi 7 já vem por aí…

Listen to this article

Nos últimos meses, quando o assunto é conexão rápida à internet, todos pensam em 5G, tecnologia que está chegando ao Brasil e promete velocidades muito maiores. Mas apesar de todo o barulho relacionado a essa nova tecnologia, o Wi-Fi ainda tem um longo caminho pela frente, convivendo por muitos anos com as novas gerações de telefonia móvel de forma complementar. Ou seja, ele continuará sendo o padrão para as redes sem fio, tanto em casa como no escritório, enquanto o 5G seguirá como padrão para a mobilidade.

Enquanto a versão 6 ganha espaço no mercado, o novo padrão de Wi-Fi já começa a ser testado. Em janeiro deste ano, por exemplo, a MediaTek realizou a primeira demonstração ao vivo da tecnologia Wi-Fi 7 do mundo. A iniciativa incluiu duas apresentações do Wi-Fi 7 para destacar as altas velocidades e a transmissão de baixa latência da tecnologia.

O que esperar do Wi-Fi 7?

O lançamento do Wi-Fi 7 marcará a primeira vez que o Wi-Fi poderá ser um verdadeiro substituto de rede fixa (Ethernet) para aplicativos de altíssima largura de banda. Sua tecnologia será a espinha dorsal das redes domésticas, de escritórios e industriais e fornecerá conectividade para tudo, desde aplicativos de realidade aumentada, realidade virtual multiplayer, games na nuvem ou chamadas com streaming de 8K.

O Wi-Fi 7 oferece recursos completamente novos em todos os espectros disponíveis para uso de Wi-Fi, incluindo 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Ele oferecerá velocidades 2,4 vezes maiores que o Wi-Fi 6 — mesmo com o mesmo número de antenas — já que o Wi-Fi 7 pode utilizar canais de 320 Mhz e suportar a tecnologia de modulação de amplitude de quadratura (QAM) 4K. Outros recursos do Wi-Fi 7 permitirão reduzir a latência transmitindo Wi-Fi em várias bandas, além de incluir unidade de recursos multiusuário (MRU) para evitar e reduzir fortes interferências.

E quem pensa que ainda é muito cedo para falar nessa tecnologia, saiba que o futuro está logo ali… Afinal, a previsão é que os produtos com Wi-Fi 7 comecem a chegar ao mercado em 2023, com maior utilização em 2024. Que seja bem-vindo!

origem: Wi-Fi 6? Prepare-se, pois o Wi-Fi 7 já vem por aí… – Canaltech

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.