TIM e Huawei vão transformar Curitiba em primeira ‘Cidade 5G’ do Brasil

Listen to this article

A operadora TIM Brasil e a gigante chinesa Huawei anunciaram nesta quarta-feira (2) um acordo colaborativo para o desenvolvimento do Cidade 5G, um projeto que visa colocar em prática os conceitos de cidade inteligente por meio da implementação do 5G.

A novidade foi anunciada pelas empresas do setor de telecomunicações durante a conferência de tecnologia Mobile World Congress, em Barcelona. A primeira cidade escolhida foi a capital paranaense, Curitiba.

Para Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, a iniciativa também faz parte da estratégia da operadora para a expansão do 5G. “O projeto Cidade 5G é um desdobramento do trabalho de sucesso realizado pela TIM, em parceria com a Huawei, para implementação de redes 5G no Brasil. Estamos muito satisfeitos em construir, em Curitiba, um projeto que pode ter grande impacto para o desenvolvimento econômico de todo o país.”

Como funciona o projeto?

O projeto Cidade 5G consiste na implementação de ampla cobertura 5G em Curitiba. Um dos seus objetivos é identificar oportunidades para aprimorar o serviço utilizando equipamentos mais sustentáveis e de baixo custo e consumo de energia.

“Estamos muito felizes em levar a Curitiba nosso projeto de parceria com a TIM, para desenvolvimento de uma rede 5G de alto nível”, afirma Gustavo H. Nogueira, diretor de vendas da Huawei. “Acredito que este será mais um projeto de sucesso na história das empresas para as telecomunicações brasileiras”, acrescentou.

Para o Cidade 5G, a rede mMIMO pode ajudar a atingir  velocidades mais altas e com baixíssima latência, um dos diferenciais da tecnologia mais recente de rede móvel.

Segundo as empresas, os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023 e o acordo será válido por dois anos, com possibilidade de ser prorrogado.

origem: TIM e Huawei vão transformar Curitiba em primeira ‘Cidade 5G’ do Brasil (olhardigital.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.