Qualcomm pode lançar Snapdragon para desktops com “desempenho promissor”

Listen to this article

Segundo novos rumores divulgados nesta segunda-feira (7), o novo Snapdragon para PCs em que a Qualcomm está trabalhando deverá estrear com uma configuração de núcleos diferenciada e “performance extremamente promissora”, incluindo alguns recursos únicos até então ausentes em chips ARM para computadores. Os avanços proporcionados pelas tecnologias da Nuvia, composta por ex-engenheiros da Apple, seriam realmente capazes de aproximar a solução dos rivais da família Apple Silicon.

Enquanto comentava a situação confusa dos núcleos do Snapdragon 8 Gen 2, que podem mesclar diferentes gerações, o desenvolvedor Kuba Wojciechowski informou ter recebido de fontes confiáveis detalhes sobre a primeira geração do Snapdragon 8cx para PC a utilizar recursos da Nuvia, a startup adquirida pela gigante em 2021 que chamou atenção pelos núcleos Phoenix. De acordo com Kuba, a plataforma atende pelo codinome “Hamoa”, uma das praias do Havaí, seguindo o esquema de outros codinomes da linha.

A solução aparentemente mira em desktops, ainda que o uso do termo “desktop” possa se referir a PCs em geral, e contaria com 12 núcleos, em uma configuração 8 + 4, sendo 8 núcleos de alto desempenho e 4 de alta eficiência. Apesar do foco diferente, ambos os tipos de núcleos seriam baseados no projeto do Phoenix, e trariam configurações de memória e cache similares ao Apple M1 — exatamente os pontos que diferenciam os processadores da gigante de Cupertino da concorrência.

Uma das características mais interessantes indicada pelo desenvolvedor é que esse novo Snapdragon teria suporte a GPUs dedicadas, ou seja, placas de vídeo de companhias como AMDIntel e Nvidia. Isso não apenas turbinaria o desempenho gráfico dos computadores equipados com a plataforma, já que a CPU não precisaria compartilhar resfriamento e energia com uma GPU integrada, como também seria mais atraente para gamers e profissionais, cujos programas ainda são bastante vinculados às arquiteturas dessas companhias.

Nesse movimento, a Qualcomm se livraria de buscar apoio dos desenvolvedores para otimizar jogos e programas profissionais para sua própria GPU, um dos desafios que a Apple tem enfrentado com o Apple Silicon, ao mesmo tempo em que atrairia mais público, que não precisaria esperar por essas otimizações. Essa combinação de fatores já estaria fazendo a diferença, e conforme aponta Kuba, o desempenho seria “extremamente promissor”.

Usando como base as informações conhecidas do núcleo Phoenix da Nuvia, em que a plataforma seria baseada, o relato tem bom embasamento. Desenvolvido por ex-engenheiros da Apple, a solução prometia quase o dobro de desempenho do núcleo Lightning de alto desempenho do A13 Bionic, chip que equipa o iPhone 11, atraindo os olhares de grandes companhias como a Qualcomm, que adquiriu a startup visando contra-atacar os avanços do Apple Silicon.

origem: https://canaltech.com.br/hardware/qualcomm-pode-lancar-snapdragon-para-desktops-com-desempenho-promissor-228771/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.