Obra “Gestão de Riscos na Segurança Patrimonial”: manual para empresários e consultores de segurança

Listen to this article

No Brasil, a insegurança é sentida por todos, tanto no aspecto pessoal como no profissional. Contudo, poucos são os empresários e executivos que conseguem identificar, com clareza, os riscos específicos enfrentados por seu negócio e, por outro lado, poucos são os profissionais da área de segurança com formação técnica para prestar serviços de consultoria na área de gestão de riscos.

Segurança é uma sensação e os meios para obtê-la passam por análises empíricas, mas que precisam ser alicerçadas por dados técnicos e teóricos. O cliente ou instituição a ser protegida não pode ter seu plano de segurança baseado em empirismos. Atualmente, existem diversos tipos de análise e gestão de riscos, desenvolvidos a partir da experiência dos profissionais envolvidos.

Foi também a partir da experiência de mais de 20 anos em segurança que Tácito Augusto Silva Leite, especialista na área de segurança e gestão de risco, brinda o mercado de proteção com a obra Gestão de Riscos na Segurança Patrimonial, que pretende orientar empresários e executivos no momento da contratação de consultoria de segurança e também visa oferecer um novo método de avaliação de riscos em segurança patrimonial, voltado tanto para consultores e gestores de segurança como para os contratantes e usuários desses serviços.

Para os empresários, o autor enfatiza a eficiência que uma consultoria pode agregar ao sistema de segurança de uma instituição, reduzindo custos e otimizando processos e recursos. Há casos de sucesso em que o custo de um sistema foi reduzido em 40% e ainda agregando maior eficácia.
Para os consultores, Tácito Leite apresenta várias formas de aprimorar a atividade de consultoria e também um método de gestão de riscos denominado Total Risk. Essa metodologia foi criada pelo autor com base na aliança sólida entre conhecimentos teóricos e práticos, buscando inspiração teórica em métodos consagrados e globalmente conhecidos como, por exemplo, método Mosler, método cartesiano, princípio de Pareto, entre outros, com foco e olhar atento à realidade brasileira, com suas “sui generis” especificidades. O método é uma síntese dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos em mais de duas décadas de estudos e atuação prática em ambientes como, por exemplo, o Exército Brasileiro, o mercado de prestação de serviços de segurança eletrônica e vigilância, consultoria de segurança empresarial, gestão da segurança da informação e gestão empresarial interna e externa (no mercado de segurança) de empresas de grande porte, nacionais e internacionais.Com a utilização do método proposto, o tempo investido em um projeto de segurança pode ser reduzido em até 50%, dada sua eficácia.

Pontos abordados:
• O livro apresenta subsídios para os executivos decidirem quem, quando e como contratar para trabalhos de consultoria em segurança, sabendo discutir e medir entregáveis.
• Aporta informações para o consultor de segurança pautar os serviços e condutas de sua empresa. Fornece ferramentas que tornarão esses processos mais simples e confiáveis.
• Ajuda a construir um pensamento moderno integrando a segurança aos interesses e objetivos estratégicos das organizações. Inclui referências teóricas e visão de mercado.
• Mostra como desenvolver projetos de segurança patrimonial baseados em gestão de riscos. É repleto de exemplos práticos.
• Descreve o t-Risk, método que utiliza bases matemáticas para apoiar as tomadas de decisão de acordo com a norma ISO 31000 de gestão de riscos.
• Demonstra formas de respaldar as decisões da alta administração com foco em redução de perdas e aumento da taxa de retorno de investimento (ROI).

Sobre o autor
Tácito Augusto Silva Leite, DSE, ASE, C31000
Atua desde 1994 na área de segurança e gestão de risco, desenvolvendo atividades de gerenciamento integrado de riscos, prevenção de perdas, projetos globais de segurança e administração de empresas de segurança. Atualmente é o presidente da ABSEG – Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, diretor de segurança da Indra no Brasil, articulista de diversos periódicos especializados e coautor da 1ª Coletânea ABSEG de Segurança Empresarial.

Pós-graduado em Segurança Empresarial pela Universidad Pontificia Comillas de Madrid, MBA em Gestão de Segurança Empresarial pela Universidade Internacional Anhembi-Morumbi, MBA em Sistemas de Informação pela UnP com aprofundamento em Segurança da Informação, curso de Gestão de Recursos de Defesa pela Escola Superior de Guerra, curso de Capacitação em Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos ISO 31000 pelo QSP e oficial da reserva do Exército Brasileiro. Possui a certificação DSE (Director de Seguridad Empresarial) pela UPCO – Espanha, ASE (Analista de Segurança Empresarial) conferida pela ADESG-ABSEG e Certified ISO 31000 Risk Management Professional pelo The Global Institute G31000 & International Accreditation Board for Risk Management, Genebra, Suíça.

Título: Gestão de Riscos na Segurança Patrimonial
Autor: Tácito Augusto Silva Leite
Editora: Qualitymark
Formato:
Número de páginas:
Preço de capa:
Lançamento: abril de 2016

origem: http://www.consultoriadeseguranca.com.br

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.