Leitura facial deve acabar com 3 mil fraudes por dia em São Bernardo

Listen to this article

Apresentado ontem pela Prefeitura de São Bernardo, o sistema de leitura facial nos ônibus municipais da cidade deve acabar com média de 3 mil fraudes diárias feitas por quem se beneficia das gratuidades no transporte público sem ter direito.  

Os ônibus do município registram, segundo o chefe do Executivo, média mensal de 1 milhão de viagens gratuitas, concedidas a deficientes, idosos, estudantes, aposentados e pensionistas. Assim, a média de fraudes apontada pelo estudo feito pelo município fica entre 100 mil e 50 mil por mês ou entre 3,3 mil e 1,65 mil diariamente.

Para tentar acabar ou pelo menos minimizar os “gatos” é que está sendo implantando o novo sistema, diz o prefeito. A biometria facial vai comparar o rosto do usuário com a foto registrada no momento em que é feito o cadastro para obtenção do benefício.

Em caso de não reconhecimento, o cartão será bloqueado. O passageiro será notificado e terá dez dias para comprovar que, de fato, é beneficiário da gratuidade.  Caso não faça isso no prazo, o benefício será cancelado. O sistema custou cerca de R$ 3 milhões, investimento feito pela SBCTrans, empresa que administra o sistema.

Até o momento, 210 ônibus, dos 425 de toda a frota, já contam com o equipamento. A promessa é que nos próximos três meses todos os coletivos municipais estejam com a biometria facial, afirma Morando.

Origem: Jornal da Segurança

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.