Automação Residencial e Predial: as tendências do mercado e a busca por profissionais qualificados

Listen to this article

A evolução da tecnologia é irreversível e ocorre a uma velocidade cada vez maior. Todas as áreas do conhecimento humano experimentam uma evolução nunca antes percebida.

Vejamos, por exemplo, a questão do uso da Internet nos últimos anos só para ter um exemplo bem presente… Mas, como dissemos, o uso crescente da tecnologia está refletido nos mais diversos setores do nosso dia a dia: na medicina, nas telecomunicações, nos transportes e assim por diante.

Portanto, de forma ampla, toda a área de engenharia e de instalações em geral têm que se adaptar continuamente e atender a necessidade de incluir esta evolução nos seus projetos e nos serviços que oferecem. Vamos tomar o exemplo da indústria automobilística e podemos perceber que os nossos carros hoje são muito diferentes daqueles fabricados há vinte anos: computadores de bordo, equipamentos de segurança, motores mais eficientes e muitas outras inovações foram sendo introduzidas de modo que hoje todos nós podemos usufruir de maior segurança e conforto ao dirigir um carro que está saindo da linha de produção, até mesmo aqueles mais simples e baratos.

Mas, será que a tecnologia nas edificações está seguindo também esta tendência?

Notamos que na construção civil a introdução das novas tecnologias é mais lenta do que na maioria das indústrias. Mas, por outro lado, os usuários estão cada vez mais “antenados” e passam a exigir a incorporação destas tecnologias em suas casas e escritórios. Portanto, esta indústria vive um momento de transição muito significativo onde os prestadores de serviço estão sendo exigidos a fazer um trabalho totalmente renovado, caso contrário podem ser considerados inabilitados para atender estas novas demandas.

Neste contexto devemos discutir as mudanças importantes que estão surgindo no ambiente das instalações elétricas, sejam elas residenciais ou prediais. De início, os próprios projetistas estão tendo que se reciclar rapidamente, buscando conhecimentos atualizados sobre as tecnologias que vão aumentar a segurança, a eficiência e o conforto das edificações. E, uma vez que os projetos passam a incorporar estas tecnologias, aqueles que se ocupam das instalações no canteiro de obras (e nas reformas) precisam estar igualmente atualizados e conscientes do seu novo papel.

Todas estas constatações e projeções são o resultado de um trabalho desenvolvido pela AURESIDE – Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial – de forma pioneira nos últimos dezoito anos de atuação no Brasil. Um dos principais objetivos da AURESIDE sempre foi capacitar e treinar de forma contínua os profissionais que atuam neste mercado. E notamos, recentemente, um significativo aumento na demanda por profissionais instaladores e eletricistas surgindo dentro deste mercado onde atuamos.

Para atender esta demanda o Instituto da Automação, que se encarrega dos treinamentos no âmbito da AURESIDE, está incorporando cursos e oficinas com o objetivo de capacitar de forma conceitual e prática aqueles profissionais que buscam aperfeiçoamento e atualização. 

Assim, convidamos os interessados para conhecer estas iniciativas no site www.institutodaautomacao.com.br

Origem: Revista da Instalação

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.