Aprenda como realizar o monitoramento de imagens em ambientes escuros

Listen to this article

A segurança se tornou uma das prioridades tanto para donos e trabalhadores de pontos comerciais quanto para moradores. Mesmo nas pequenas cidades a criminalidade tem crescido dia a dia. Para ser eficaz, a segurança precisa ser feita 24 horas por dia. No entanto, o sistema de proteção para ambientes escuros necessita de determinados cuidados.

Câmeras Infravermelho

As câmeras infravermelho — ou câmeras IR — são uma das mais utilizadas, porque possibilitam a captura mesmo em locais totalmente escuros. Nesse caso, as imagens são em preto e branco. Entretanto, em ambientes iluminados o equipamento captura normalmente em cores.

As câmeras infravermelho contam com LEDs que se acendem quando o sensor identifica que há falta de luminosidade no local. Ou seja, quando a quantidade de luz no ambiente atinge um determinado limite predeterminado, um sinal é enviado da placa de LED para a de processamento de vídeo, informando que é preciso ligar os emissores de luz.

As câmeras com LED são classificadas de acordo com a distância alcançada pelos LEDs. Portanto, quando há a informação de que a câmera de segurança é de 50 metros, significa que esse é o alcance máximo dos LEDs. Ao comprar a sua, atente para esse detalhe para que toda a área desejada possa ser monitorada sem problemas.

Esse tipo de câmera está disponível em diversos tamanhos, modelos e formatos. Há versões que contam com sistema infravermelho e instalação sem fio. Outro benefício é que podem ser instaladas em áreas internas e externas, suportam variação de temperatura e momentos de escuridão e claridade e podem ser ligadas a diversos sistemas de monitoramento.

Smart IR

Smart IR é uma tecnologia presente em alguns modelos de câmeras de infravermelho. Com isso, as imagens do sistema ficam muito mais nítidas, mesmo em ambientes escuros. Conforme a aproximação de pessoas ou movimentação de objetos, há a diminuição da intensidade dos infravermelhos, fazendo com que seja possível observar detalhes com mais precisão.

Sendo assim, o infravermelho noturno aliado ao Smart IR otimiza o trabalho realizado das câmeras específicas para monitoramento de ambientes escuros. Os modelos que contam com essa tecnologia melhoram a captação de luz, reduzem a distância entre a área fotossensível e o filtro RGB e disponibilizam conexões elétricas mais compactas. Ainda, apresenta um recurso que possibilita a captação de imagens com fidelização das cores.

Assim como as câmeras de infravermelho, as que contam com o Smart IR também podem ser instaladas em ambientes internos e externos e ligadas a qualquer sistema de monitoramento.

Ultra Low Light

Recurso que permite capturar imagens com alta definição sob a condição de iluminação das estrelas ou quase no breu total em ambiente interno, garantido captura dos objetos e pessoas em cores.

São os sensores das câmeras que oferecem este recurso. No mercado existem duas tecnologias: sensores Sony Starvis e os sensores Starlight. Apesar de ser uma tecnologia de última geração, há fabricantes oferecendo a tecnologia por um custo muito acessível.

Câmeras térmicas

As câmeras térmicas são capazes da capturar luz infravermelha e convertê-la para uma faixa do espectro de forma que seja possível ver o calor gerado por indivíduos e objetos. Qualquer corpo que esteja aquecido a uma temperatura maior que zero emite ondas eletromagnéticas que são captadas pelas câmeras térmicas.

Por esse motivo, são uma excelente ferramenta para a detecção de pessoas e movimentação de objetos em ambientes escuros e também os que estão sob forte intensidade luminosa. Não apresentam limitação de distância, operam em locais de completa escuridão e em condições desafiadoras. Isto é, as imagens são captadas mesmo em situação de neblina, poeira e fumaça, o que não seria possível com câmeras convencionais.

Porém, não fornecem imagens que permitem uma identificação perfeita e confiável. Nesse sentido, o ideal é aliar o uso de câmeras térmicas a outros modelos como os que citamos neste post. Desse modo, será possível detectar uma imagem de perfeita qualidade com as vantagens da câmera térmica (não há limite de distância e funcionam mesmo em condições ruins de visibilidade).

Enfim, para que um estabelecimento fique completamente seguro é fundamental investir em sistemas de proteção que consigam fazer o monitoramento durante 24 horas. Afinal, muitos criminosos aproveitam a vulnerabilidade da noite devido ao pouco movimento e a possibilidade de não serem vistos para realizarem furtos e arrombamentos. Por esse motivo, é essencial ter câmeras específicas para ambientes escuros. Somente dessa forma é possível garantir a proteção da sua família e da sua propriedade.

Origem: Giga Security

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.