Cinco princípios de medição da inovação

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Cinco princípios de medição da inovação

O que é medido é gerenciado. Inovação não é serendipidade (aquilo que acontece ou é descoberto por acaso, de modo imprevisto, inesperado); é um processo gerenciado de transformação de novas ideias para atingir seu valor comercial. Você só pode gerenciar o que mede. A inovação é um processo de gestão que precisa ser medido para a melhoria contínua.

Dada a natureza dinâmica da organização digital e a combinação complexa de seus recursos e fatores de negócios, um conjunto bem definido de métricas de desempenho de inovação precisa ser considerado em áreas como sustentabilidade de receita, satisfação do cliente, acúmulo de conhecimento, reputação da marca ou elasticidade de preço, etc.

Aqui está um conjunto de princípios para definir a medição da inovação para melhorar a eficácia e o desempenho da gestão. A medição deve ser orientada para justificar as inovações de que a organização precisa.

É melhor observar quais foram os resultados antes de implementar a inovação, bem como depois. De modo geral, existem dois tipos de mensuração da inovação. O primeiro tipo é sobre a medição de pensamentos ou ações inovadoras – o valor comercial trazido por essas novas ideias sendo projetadas e implementadas. O segundo tipo de medição da inovação é por meio de impulsionadores de inovação , os elementos cruciais da cultura criativa ou a competência de inovação diferenciada. O objetivo adicional da medição da inovação é acompanhar a eficácia da gestão da inovação, não apenas sobre os resultados quantitativos, o que às vezes pode enganar a gestão com uma perspectiva de curto prazo.

Os indicadores de desempenho de inovação precisam se concentrar na medição de qualidade, quantidade, tempo, custo, crescimento de receita, melhoria de lucro, metas de margem, variedade de produtos para estabilidade, volume de negócios, retorno de acionista / proprietário e sustentabilidade de talento, etc. Selecione os principais KPIs certos ao decidir quais são considerados essenciais para a entrega de resultados de negócios diretos ou indiretos, como melhorar o crescimento da receita, nutrir uma cultura de inovação ou construir uma forte competência em inovação.

Selecione um conjunto de medidas que são consideradas críticas para fazer um progresso contínuo Normalmente as organizações procuram métricas de avaliação dos resultados de negócios gerados pelos esforços de inovação. Mas, muitas vezes, leva algum tempo para um novo driver de inovação produzir essas medidas. É difícil medir o impacto sem perder tempo gerando impactos.

Portanto, é sempre fundamental selecionar alguns KPIs líderes para medir os resultados da inovação a longo prazo e ajudar a fazer a melhoria contínua. Avalie os resultados do negócio de inovação de forma objetiva e eficaz. As métricas de inovação devem ajudá-lo a obter algumas perspectivas objetivas sobre o que você está tentando gerenciar, mas precisam ser elaboradas e interpretadas bem e melhorar verdadeiramente a taxa de sucesso da inovação.

Não meça apenas a inovação apenas com métricas financeiras defasadas

Uma das soluções é definir KPIs de processo que demonstrem a capacidade de crescimento da organização para entregar mais resultados de inovação com impacto nos negócios no futuro. Na prática, o problema da medição de desempenho é frequentemente que a iniciativa de inovação não está bem definida. As métricas de desempenho devem ser confiáveis ​​e relevantes aos olhos das partes interessadas e realmente ajudar a empresa a melhorar sua capacidade de inovação e desenvolver a capacidade de inovação sistematicamente.

Os indicadores de desempenho de inovação devem se concentrar na construção de competência de inovação e cultura desejada – as mentalidades, atitudes e comportamentos coletivos. Há inovação incremental e inovação radical, inovação pesada e inovação leve. E o mais importante, ser inovador é um estado de espírito, é uma questão de cultura. Assim, os esforços de inovação não podem ser medidos da mesma forma que outros tipos de iniciativas de negócios apenas de forma quantitativa.

Em muitas empresas, uma obsessão generalizada por medições puramente quantitativas ou indicadores numéricos de sucesso varre de lado muitas das informações mais suaves e qualitativas que são cruciais para fazer esforços de inovação para desenvolver uma cultura criativa e construir a competência de inovação da empresa.

Para medir e gerenciar a inovação com eficácia, um conjunto necessário de atitudes e comportamentos desejados deve ser claramente estabelecido antes que os indicadores de desempenho sejam projetados. E então, os gerentes de inovação podem aproveitar os indicadores de desempenho como as melhores ferramentas para nutrir uma cultura inovadora e promover a inovação contínua dentro de uma organização.

Um conjunto padrão bem definido de métricas de desempenho de inovação precisaria ser considerado em melhores medidas de sucesso de inovação A inovação é um processo de gestão e competência empresarial. O desempenho da inovação depende da qualidade das ideias que entram e da mecânica organizacional que avalia e implementa novas ideias para atingir seu valor comercial.

A medição do sucesso da inovação inclui como sustentabilidade da receita, satisfação do cliente, acúmulo de conhecimento, reputação da marca ou elasticidade de preço, etc. Os indicadores de desempenho da inovação, como o número de projetos / iniciativas sendo lançados ou as avaliações de preparação da cultura organizacional são as melhores ferramentas disponíveis para melhorar o desempenho da inovação.

Mantenha a medição simples e compreensível. O objetivo da medição da inovação é acompanhar a eficácia da gestão da inovação, não apenas sobre os dados quantitativos que às vezes podem enganar a gestão com uma perspectiva de curto prazo. O que é medido é gerenciado. As métricas não são as soluções finais para a gestão da inovação, mas simplesmente outro conjunto de ferramentas e informações relevantes. Escolha as métricas certas, decidindo quais são consideradas críticas para um progresso contínuo na entrega de resultados de inovação de alto desempenho.

origem: https://abese.org.br/cinco-principios-de-medicao-da-inovacao/?utm_campaign=newsletter_-_19012021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

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Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

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