Próteses robóticas podem ser hipersensíveis com novos sensores

Escutar o áudio deste artigo

Confeccionados a partir de espuma de grafeno 3D, os sensores planejados no projeto de pesquisa da Universidade do Oeste da Escócia (UWS) pretendem melhorar as habilidades motoras e a destreza das próteses robóticas.

O diretor do Institute of Thin Films da UWS e pesquisador principal do projeto, Des Gibson, conta que está animado com os avanços ocorridos na indústria robótica nos últimos anos, principalmente na área que investe nas capacidades sensoriais dos sistemas robóticos.

O pesquisador afirma que, “para que os robôs atinjam todo o seu potencial, sensores de pressão precisos, capazes de fornecer maior capacidade tátil, são necessários”.

Protéses robóticas

O material utilizado para a confecção desses sensores, o grafeno 3D, quando colocado sob pressão mecânica, muda dinamicamente sua resistência elétrica, detectando e adaptando-se facilmente à faixa de pressão necessária, do leve ao pesado, para realizar a atividade proposta.

O co-fundador e Diretor Científico da Integrated Graphene, Marco Caffio, que também faz parte do projeto, afirma que a “nova espuma de grafeno 3D, tem a capacidade de imitar a sensibilidade e o feedback do toque humano, o que poderia ter um impacto transformador na forma como a robótica pode ser usada para uma série de aplicações do mundo real, desde a cirurgia até a fabricação de precisão.”

Outros especialistas destacam a importância vital do uso de sensores de pressão dentro da robótica e da eletrônica vestível. O doutor Carlos Garcia Nunez, da Escola de Engenharia da Computação e Ciências Física da UWS os benefícios do uso da espuma de grafeno 3D, segundo ele trata-se de “um material avançado que oferece excelente potencial de uso em tais aplicações, devido às suas excelentes propriedades elétricas, mecânicas e químicas.”

O próximo passo da pesquisa buscará aumentar ainda mais a sensibilidade dos sensores, antes de desenvolver outras aplicações de uso em sistemas robóticos.

origem: https://olhardigital.com.br/2022/08/01/ciencia-e-espaco/proteses-roboticas-podem-ser-hipersensiveis-com-novos-sensores-de-toque/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.