Cientistas do MIT criam adesivo capaz de fazer ultrassom

Listen to this article

Novos adesivos de ultrassom do tamanho de selos produzem imagens nítidas do coração, pulmões e outros órgãos internos.

A imagem de ultra-som é uma janela segura e não invasiva para o funcionamento do corpo, fornecendo aos médicos imagens ao vivo dos órgãos internos de um paciente. Para capturar essas imagens, técnicos treinados manipulam varinhas e sondas de ultrassom para direcionar as ondas sonoras para o corpo. Essas ondas refletem de volta para produzir imagens de alta resolução do coração, pulmões e outros órgãos profundos de um paciente.

Atualmente, a ultrassonografia requer equipamentos volumosos e especializados disponíveis apenas em hospitais e consultórios médicos. Mas um novo design dos engenheiros do MIT pode tornar a tecnologia tão vestível e acessível quanto comprar band-aids na farmácia.

Em um artigo publicado hoje na Science , os engenheiros apresentam o design de um novo adesivo de ultrassom – um dispositivo do tamanho de um selo que adere à pele e pode fornecer imagens de ultrassom contínuas de órgãos internos por 48 horas.

Os pesquisadores aplicaram os adesivos em voluntários e mostraram que os dispositivos produziam imagens ao vivo de alta resolução dos principais vasos sanguíneos e órgãos mais profundos, como coração, pulmões e estômago. Os adesivos mantiveram uma forte adesão e capturaram mudanças nos órgãos subjacentes à medida que os voluntários realizavam várias atividades, incluindo sentar, ficar em pé, correr e andar de bicicleta.

O projeto atual exige conectar os adesivos a instrumentos que traduzem as ondas sonoras refletidas em imagens. Os pesquisadores apontam que, mesmo em sua forma atual, os adesivos podem ter aplicações imediatas: por exemplo, os dispositivos podem ser aplicados a pacientes no hospital, semelhantes aos adesivos de eletrocardiograma de monitoramento cardíaco, e podem continuamente criar imagens de órgãos internos sem a necessidade de um técnico. para manter uma sonda no lugar por longos períodos de tempo.

Se os dispositivos puderem operar sem fio – um objetivo para o qual a equipe está trabalhando atualmente – os adesivos de ultrassom podem ser transformados em produtos de imagem vestíveis que os pacientes podem levar para casa de um consultório médico ou até comprar em uma farmácia.

“Nós imaginamos alguns patches aderidos a diferentes locais do corpo, e os patches se comunicariam com seu celular, onde algoritmos de IA analisariam as imagens sob demanda”, diz o autor sênior do estudo, Xuanhe Zhao, professor de engenharia mecânica e engenharia civil e civil. engenharia ambiental do MIT. “Acreditamos que inauguramos uma nova era de imagens vestíveis: com alguns remendos em seu corpo, você pode ver seus órgãos internos”.

O estudo também inclui os principais autores Chonghe Wang e Xiaoyu Chen e os coautores Liu Wang, Mitsutoshi Makihata e Tao Zhao no MIT, juntamente com Hsiao-Chuan Liu da Mayo Clinic em Rochester, Minnesota.

 

origem: https://news.mit.edu/2022/ultrasound-stickers-0728

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.