Telemedicina: uma ótima aliada para os pacientes

Listen to this article

Todo mundo conhece alguém que vai ao médico para tudo! Desde exames de rotina, até questões sobre qualquer sintoma diferente que possa surgir.

A telemedicina se tornou uma grande aliada para essas pessoas, pois permite, por meio de um smartphone ou notebook, que você consulte um médico diretamente na sua mão, além de agilizar o atendimento.

E esse sistema foi bem recebido pelos pacientes. Hoje, 75% dos atendimentos da equipe de médicos, enfermeiras e coordenadores de saúde que acompanham os participantes ao longo da jornada são digitais, com uma taxa de aprovação de 92%.

Além da aprovação do paciente, às consultas via telemedicina reduzem os tempos de espera e resolvem a maioria das demandas médicas na primeira chamada com o médico.

Vitor Asseituno, presidente e cofundador da Sami, explica: “De acordo com o nosso levantamento, 80% dos problemas dos membros são resolvidos já nesta primeira consulta, via telemedicina, com atenção primária à saúde. Em casos que não são solucionados neste primeiro contato, os profissionais já indicam o melhor caminho para seguir com o diagnóstico”.

O executivo, que também é médico, reitera que o acompanhamento de pessoas com doenças crônicas é muito eficaz quando feito por meio da telemedicina, pois aproxima médico e paciente – mesmo à distância – concedendo que os pacientes vejam que os detalhes notados no dia a dia seja levado em consideração ao fazer um diagnóstico ou prescrever um tratamento.

“O atendimento de rotina com estas pessoas fica mais ágil, evitando alguns deslocamentos sem necessidade para verificação de quadros estáveis”, reforça.

Outro benefício da telemedicina é a assistência por meio da Atenção Primária à Saúde. Uma análise do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) apontou que durante a pandemia de Covid-19, mais da metade da população brasileira utilizou serviços médicos online.

Outra pesquisa do Datafolha/Conexa mostrou que 73% destas pessoas voltariam para se consultar por videochamada e 41% acreditam que emergências em saúde podem ser resolvidas pela telemedicina.

origem: https://olhardigital.com.br/2022/10/21/medicina-e-saude/telemedicina-uma-otima-aliada-para-os-pacientes/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.