Presos começam a usar tornozeleiras eletrônicas em MG

Listen to this article

Dois condenados concordaram em participar de testes de equipamento, diz governo. Entre as orientações, estão não danificar peça e comunicar qualquer alteração.

O sistema de monitoramento de presos por meio de tornozeleiras eletrônicas começou a ser testado na quinta-feira (17), em Minas Gerais. Segundo o Governo estadual, dois presos foram ouvidos no fórum de Belo Horizonte, diante de dois juízes, concordaram com as exigências legais para o cumprimento do restante da sentença em domicílio e saíram do local com o equipamento instalado.

Entre as orientações dadas aos presos que participam dos testes, estão ficar sempre em casa, não danificar o equipamento eletrônico e comunicar qualquer alteração à Central de Monitoramento.

O resultado desses testes serão analisados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública e pelo Tribunal de Justiça.

Vantagens

O secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, a progressão de penas é prevista na legislação e o monitoramento dos presos é mais um mecanismo agregado à fiscalização do cumprimento da sentença.

A administração estadual diz, ainda, que o sistema pode gerar abertura imediata de vagas no sistema prisional e redução de gastos. Em média, o monitoramento remoto de presos deverá custar R$ 600 por mês, enquanto um detento em penitenciária tem custo aproximado mensal de R$ 1.800.

Testes

Os testes deverão ser feitos em dez presos que cumprem pena em regime semi-aberto e deverão durar cerca de 60 dias. Para selecionar os detentos, foram estabelecidos critérios como pena remanescente inferior a cinco anos; não responder a outros processos criminais; não ter cometido crime contra a pessoa; estar elegível para cumprimento de pena em regime aberto; e, ter infra-estrutura adequada em sua residência (linha telefônica e energia elétrica).

Dois tipos de tecnologia serão testados: Sistema de Posicionamento Global (GPS) e Identificador de Radiofreqüência (IRF). Os equipamentos são cedidos para os testes. Após a definição do sistema a ser adotado, deverá ser aberta licitação para compra de equipamentos.

Origem: Globo G1

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

[code]
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'[/code]

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.