Mercado de tecnologia de segurança para carros deve triplicar até 2017

Listen to this article

Com o crescimento, setor crescerá de US$700 milhões em 2009 para US$ 2,4 bilhões até essa data, segundo estudo.

O mercado de aparelhos de alta tecnologia voltados para segurança em automóveis poderá triplicar em até sete anos, segundo um estudo da empresa de análise de mercado IMS Research.
O relatório, que foi divulgado ontem (28/10), prevê que, com o aumento na utilização de recursos como radares, sensores com câmera e da tecnologia LIDAR (Light Detection And Ranging), tal mercado deve crescer de 700 milhões de dólares em 2009 para 2,4 bilhões de dólares até 2017.
"Hoje, recursos como LIDAR, radares e sensores com câmera são menos usados do que, por exemplo, os sensores ultra-sônicos. Isso acontece porque eles são recursos instalados apenas em alguns carros. No entanto, em breve eles serão comuns", analisou o diretor da IMS, Jon Cropley.
"O mercado de sensores automotivos com câmera deve crescer quase seis vezes até 2017, em comparação com os dados obtidos no ano passado", completou ele.
Intitulado como "The World Market for Automotive Sensors", o documento ainda observa que, num futuro próximo, outras tecnologias também serão adotadas em massa como Adaptive Cruise Control (AAC), que coleta dados do automóveis próximos; visão noturna; sistema de monitoramento do motorista, capaz de identificar por infravermelho se o motorista está atento ou não a rodovia; alerta de saída da pista, entre outros. Atualmente, muitas destas aplicações foram instaladas em menos de 1% dos veículos leves produzidos em 2010.
Em um artigo, Stephen Prosser, da TRW Automotive, registrou uma série de novas utilizações para estas ferramentas.
• O desenvolvimento de sistemas de segurança ativos e passivos permitirão que o veículo identifique e interprete o ambiente ao redor dele, reconhecendo situações potencialmente perigosas e fornecendo suporte ao condutor.
• Identificação de pontos cegos e acompanhamento de mudança de pista são exemplos de sistemas que poderão ser implantados por meio de sensores de visão e de uma tecnologia capaz de interpretar dados de múltiplos sensores em uma rodovia
• Sistemas de assistência de estacionamento – Sensores ultra-sônicos localizados nas laterais dos veículos analisarão o espaço em que o motorista pretende estacioná-lo. Além de calcular as manobras que o condutor será obrigado a realizar para dirigir com segurança, ele receberá instruções sonoras ou visuais sobre cada movimento. No futuro, tal sistema ainda poderá executar automaticamente a manobra e posicionar o veículo na vaga disponível.
(Michael Cooney) 
 
 
Origem: IDG Now
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.