Biometria na Eleição só chega a 1 cidade de MT

Listen to this article

Na eleição municipal de 2012, apenas os eleitores de Campo Verde poderão votar fazendo uso da nova tecnologia. O município de Campo Verde, distante 131 quilômetros de Cuiabá, começou ontem o recadastramento biométrico dos eleitores.

Na eleição municipal de 2012, na hora de votar, eles serão identificados pelas digitais. A nova tecnologia é mais um marco da Justiça Eleitoral para garantir mais segurança no processo eleitoral brasileiro.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Rui Ramos, disse durante o lançamento do recadastramento que a Justiça eleitoral vive um paradoxo: ao mesmo momento em que a tecnologia de ponta como a urna biométrica é implantada, ainda existem práticas antigas como a compra e venda de votos. "Mas essa mudança não depende da informática, mas da cultura brasileira. Creio que aos poucos, com medidas de cerceamento, vamos mudando esse quadro", pontuou o desembargador.

Além do presidente, também participaram da cerimônia de abertura outros membros da Corte do TRE o juiz eleitoral da cidade Renan Carlos Leão Pereira Nascimento, e o prefeito da cidade, Dimorvan Alencar Brescancim (PR), entre outras autoridades.

Na eleição de 2012, em Mato Grosso, só Campo Verde vai contar com o novo sistema. Até 2018, a pretensão é de que a Justiça Eleitoral já tenha cadastrados os eleitores de todas as cidades do Brasil.O programa da biometria começou a ser implantado em 2008, em cidades de Santa Catarina, no Mato Grosso do Sul e em Rondônia. Nesta eleição de 2010 as cidades foram ampliadas e um milhão de eleitores que já votaram com o novo sistema.Rui Ramos lembrou que a urna eletrônica, implantada em 1996 nas capitais, foi um marco no processo eleitoral brasileiro. Apesar da desconfiança da população com a novidade, a urna é exemplo a ser copiado por outros países. O desembargador comparou ao processo eleitoral da maior potência mundial, os Estados Unidos da América, que ainda usam sistema antigo e muito passível de erros, em que os votos são marcados em cédulas.O evento ocorreu em estádio, em Campo Verde, com centenas de jovens assistindo. Rui Ramos lembrou que até 1994 a votação era feita em cédulas, com as urnas de lona. "Pode parecer inimaginável para muitos de vocês aqui, mas a apuração de votos de uma zona eleitoral durava de 10 a 15 dias. Hoje na mesma noite da eleição já temos o resultado", destacou o desembargador.

Para marcar o início dos trabalhos, os primeiros eleitores a fazerem o recadastramento em Campo Verde foram o prefeito da cidade, o presidente da Câmara dos Vereadores, um dos fundadores da cidade, a eleitora mais velha e o eleitor mais jovem.

Outro benefício do recadastramento é que, naturalmente, vai acabar acontecendo uma correição no cadastro de eleitorado. Ele explicou que nas regiões limítrofes dos municípios há muitos casos de o eleitor morar num município, mas estar cadastrado em outro. "Devemos ter casos de eleitor que mora em Chapada dos Guimarães, mas pela proximidade vota em Campo Verde.

Se é uma eleição estadual não há muito problema, mas nas eleições municipais o político eleito não vai poder abranger suas ações ao município vizinho, deixando aquele cidadão que votou aqui sem assistência".

* A jornalista Ana Rosa Fagundes viajou para Campo Verde a convite da assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral.

 
Origem: Jornal Diário de Cuiabá/MT – 10/11/2010
 
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.