Medidas simples podem evitar surpresas com a contratação de babás

Listen to this article

Quem tem filho pequeno sabe que encontrar alguém de confiança para cuidar das crianças é uma missão difícil. Pais devem verificar antecedentes profissionais e até criminais da candidata.

Foi por causa da indicação de uma amiga que a jornalista Sônia Araújo contratou a babá que trabalhou por quase um ano na casa dela. A moça cuidou bem das duas filhas da jornalista, mas surpreendeu a família quando roubou mais R$ 30 mil em joias. “Normalmente, a gente confia na indicação de alguém, mas, no meu caso, não chequei os antecedentes dessa pessoa”, conta.
Nessa quarta-feira (26/01), o DFTV exibiu a denúncia de um casal que resolveu instalar uma câmera escondida dentro de casa porque desconfiavam que a babá estivesse agredindo a criança de apenas dez meses. As imagens confirmaram a suspeita, e a babá pode responder por lesão corporal. 
Cuidados
Antes de colocar alguém para trabalhar dentro de sua casa, é preciso ter cuidado, rigor e atenção na hora de checar informações. Não bastam somente telefonemas. Nessa hora, nada de preguiça. Tire todas as dúvidas para não se arrepender depois. 
A delegada Adriana de Oliveira aconselha os futuros patrões a pedir uma Certidão de Nada Consta para saber se ela tem ou não antecedentes criminais. “É importante também buscar outras referências com os empregos anteriores e saber onde essa pessoa mora, ir à casa dela e conversar com pessoas próximas. É um trabalho cansativo, mas pode trazer segurança”, explica. 
Os cuidados e atenção não devem ser esquecidos após a contratação. É fundamental sempre observar o comportamento da criança. “Os pais têm que estar atentos à variação de humor, de sono, de apetite, se a criança está muito nervosa e não dorme direito. Se mudou de comportamento da noite para o dia, ela tem alguma coisa errada e pode ser, justamente, consequência de maus tratos”, completa a delegada.
A Certidão de Nada Consta custa R$ 12,26 e pode ser emitida nos postos do Na Hora e no cartório de distribuição Rui Barbosa, no Venâncio 2000. 
 
 
 
Origem: http://dftv.globo.com/
 
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.