Robô da PM vai monitorar crimes ambientais

Listen to this article

PM investiu R$ 180 mil com aparelho e treinamento

Quem olha de perto não imagina do que esse “aviãozinho” é capaz. Com quase dois metros de asa e 90 centímetros de corpo, o VANT (Veículo Aéreo Não-Tripulado) pode alcançar 1,5 mil metros de altura. E, lá de cima, fazer fotos e filmagens do solo em alta resolução. Essa é a nova arma da Polícia Militar para combater crimes ambientais que deve entrar em operação ainda em agosto. 

Com o equipamento, a PM pretende identificar, em menos tempo, áreas de desmatamento, incêndios e garimpos ilegais. A cada duas horas, o avião consegue monitorar 20 hectares. O único obstáculo é o de qualquer aeronave, o mau tempo. 

A polícia mineira é uma das pioneiras no país a utilizar a aeronave, pois apenas São Paulo e Santa Catarina têm projetos semelhantes. O VANT reduz o tempo de voo para helicópteros, o que gera economia de combustível, e pode atuar em qualquer região. Não está descartada a utilização dele no combate de outros crimes.

Tecnologia

O VANT faz 450 fotos a cada 15 minutos, além de transmitir imagens em tempo real. A rota é programada por meio de coordenadas que o avião executa sem intervenção humana, mas também pode ser controlado à distância e atinge velocidade máxima de 40 km/h. A Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito investiu R$ 180 mil na aquisição do equipamento e em treinamento de policiais para sua operação. Inicialmente, sete militares estão aptos para o controle. 

Drone X VANT

Ambos são veículos aéreos não tripulados mas cada um tem um tipo de uso. O drone apresenta vantagens para monitoramento em área reduzida por conta da mobilidade. No entanto, a independência de voo e altitude alcançada são reduzidas. Já o VANT é mais veloz e capaz de cumprir rotas maiores. Pela característica de voo, é possível comparar o drone com o helicóptero e o VANT com avião.

origem: http://noticias.r7.com/minas-gerais/robo-da-pm-vai-monitorar-crimes-ambientais-25062015

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.