UFSC testa novo sistema de monitoramento para aprimorar a segurança do campus de Florianópolis

Listen to this article

O departamento de segurança prepara uma cartilha com orientações de segurança e também testa novas câmeras em alta definição. Novas câmeras e um novo sistema de vigilância na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) estão sendo testadas para melhorar a segurança no campus da Trindade, em Florianópolis. Há pouco mais de 20 dias o Deseg (Departamento de Segurança Física e Patrimonial) da universidade testa novos softwares para viabilizar um novo projeto de monitoramento por câmeras com qualidade digital.

A UFSC já possui 1.300 câmeras analógicas instaladas e recebeu mais 47, estas novas são em alta definição e IP, uma tecnologia que proporciona imagens de mais qualidade e facilidade de instalação. Segundo o diretor do Deseg Leandro Luiz de Oliveira, estes testes devem terminar em 15 ou 20 dias, mas já foi possível obter melhores imagens, captar fotos e mapear trajetos, no caso de ter que monitorar um suspeito, com mais rapidez do que no antigo sistema. “É um sistema mais fácil porque não precisa de grande estrutura, onde tiver um cabo de rede de internet conseguimos instalar. No caso de eventos específicos que precisam de mais atenção as câmeras poderiam ser deslocadas com facilidade”, observou.

E só ajuda na captura de um suspeito se tiver boa qualidade, caso contrário fica muito difícil identificar”. Ainda assim, Oliveira afirma que algumas ocorrências, como o roubo de bicicletas e arrombamentos a veículos, diminuíram cerca de 60% de 2012 para 2013. Segundo Leandro, a queda se deve a intensificação das rondas e ao sistema de monitoramento

http://www.abese.org.br/clipping01-07-2013/#f6

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.