Criminalidade cai até 69% em Limeira com a ‘Muralha Digital’, diz Prefeitura

Listen to this article

Projeto usa câmeras de alta definição em pontos estratégicos da cidade.
Incidência de 6 crimes caiu desde que iniciativa foi criada, em setembro.

O projeto “Muralha Digital”, que usa câmeras de alta definição em pontos estratégicos de Limeira (SP), ajudou a reduzir em até 69% o índice de alguns crimes na cidade. A iniciativa funciona desde setembro de 2014 com equipamentos instalados nas entradas e saídas do município. O monitoramento feito 24 horas solta um alarme a uma central de monitoramento toda vez que detecta veículos roubados ou furtados.

O próprio sistema faz o cruzamento de dados baseados em registros policiais. O trabalho tem a participação da Guarda Municipal e das polícias Civil e Militar. O controle é feito com 41 equipamentos de alta definição em 14 pontos.

A tecnologia permite, segundo a administração, o reconhecimento óptico de caracteres e, por consequência, a identificação da placa dos veículos. “É possível ver inclusive as palavras de um adesivo fixado no vidro. Ou mesmo quantas pessoas há dentro do carro”, disse o secretário de Segurança Pública, Maurício Queiroz.

O número de furto de veículos diminuiu de 924 para 557 (- 39,2%) na comparação dos dois períodos, segundo os números da SSP. Já a quantidade de roubos de carros e motos desceu de 738 registros para 648 (-12,2%), também de acordo com o balanço da SSP. Também houve diminuição nos índices de roubos e furtos em geral e latrocínios.

“O ‘Muralha Digital’ é um modelo que conhecemos em Indaiatuba, em 2008. Sabemos que lá ajudou muito a reduzir os índices (de criminalidade) e nossa ideia é mostrá-lo para outras cidades da região. O objetivo é criar um ‘cordão de segurança’ para todos”, citou Queiroz.

origem: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2015/04/muralha-digital-reduz-em-ate-69-os-indices-de-criminalidade-em-limeira.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.