Friburgo, RJ, inaugura em agosto monitoramento da cidade por câmera

Listen to this article

Sistema vai de Conselheiro Paulino ao bairro Cônego.
Aplicativo do ‘Cidade Inteligente’ também será lançado.

A Prefeitura de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, irá inaugurar o projeto “Cidade Inteligente”, que fará o monitoramento do município através de câmeras a partir do dia 7 de agosto. A cerimônia será às 11h na Central de Operações na Avenida Alberto Braune, 224 (prédio da Oi). A estrutura do projeto tem 25,5 quilômetros de rede de fibra óptica e circuito de videomonitoramento com 32 câmeras instaladas do distrito de Conselheiro Paulino ao bairro Cônego, passando pelo Centro até a Ponte da Saudade.

A Central funcionará 24h todos os dias da semana. Na sala, estarão funcionários treinados das secretarias municipais de Ciência e Tecnologia, Ordem e Mobilidade Urbana, Defesa Civil e policiais militares do 11° BPM de Nova Friburgo. No andar superior da Central estão as salas de gestão e de crise.

De acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, professora Eliana Amil, o monitoramento por câmeras atuará em duas frentes principais: segurança e trânsito. “Fizemos um teste piloto no Carnaval e, segundo relatos da Polícia Militar, foi um dos eventos mais tranquilos, pois as viaturas eram acionadas rapidamente. O mesmo ocorreu com a mobilidade urbana”, afirmou. Para a secretária, a partir da ativação da central de monitoramento, as retenções e os horários de pico do trânsito da cidade poderão ser melhor avaliados, e as soluções estudadas e aplicadas.

O aplicativo cidade inteligente
Ainda dentro do Programa Nova Friburgo Cidade Inteligente, a Prefeitura desenvolveu um aplicativo parecido com o “1746” e “Olhos da Cidade” que já funcionam no Rio de Janeiro.

“O aplicativo Cidade Inteligente possibilitará um novo meio de comunicação entre a população e o governo municipal. O usuário baixa o aplicativo em seu dispositivo e pode enviar registros para a central informando, por exemplo, uma queda de árvore ou um acidente de trânsito, e acompanhar como está sendo o atendimento. Com essa participação da população, poderemos adotar as ações necessárias de forma mais rápida acionando as secretarias municipais, os bombeiros ou a polícia”, disse Eliana Amil.

origem: http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2015/07/friburgo-rj-inaugura-em-agosto-monitoramento-da-cidade-por-camera.html

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.