Câmeras de programa de monitoramento de Doria não funcionam no Brás, reclamam lojistas

Listen to this article

Lojistas do Brás não conseguem conectar boa parte das câmeras de segurança na região. O bairro de comércio popular no Centro de São Paulo depende da vigilância principalmente na época do Natal, quando aumenta o movimento de clientes e de roubos e furtos.

O City Câmeras foi anunciado em março pelo prefeito João Doria (PSDB), com participação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Civil e apoio de empresas privadas. Segundo a Prefeitura, o sistema contava com quase 250 câmeras só no Brás, com monitoramento online para prevenir e combater a criminalidade na região.
 
Nesta quinta-feira (14), porém, 60% das câmeras do bairro estavam fora do ar. O computador da Associação dos Lojistas do Brás (Alobrás) indicava que pontos importantes, como o Largo da Concórdia e a Rua Conselheiro Belisário, estavam sem monitoramento.
 
“Não estão funcionando. Esperava uma maior efetivação do projeto, mas a gente não está vendo nada”, disse Marcos Roberto Ricci, secretário-executivo da Alobrás.
 
Sem as câmeras fica impossível para os lojistas identificar as gangues de ladrões que agem livremente, principalmente nessa época do ano. O SP2 mostrou nos últimos dias flagrantes de furtos de carteiras, correntinhas e ataques às bolsas das consumidoras.
 
As poucas imagens disponíveis no City Câmeras são armazenadas na nuvem. A Prefeitura também anunciou uma central de monitoramento da GCM, mas os comerciantes até duvidam que exista.
 
“A Prefeitura terceirizou a responsabilidade, como ele faz em tudo. Ela falou que a responsabilidade é da internet onde está instalada as Câmeras. Foi colocado e largou”, disse o lojista Lauro Pimenta.
 
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que a transmissão das imagens está diretamente vinculada aos equipamentos dos lojistas e que a transmissão de sinal pode sofrer variações.
 
Ainda segundo a pasta, 143 câmeras estão funcionando e 86, em manutenção, que deve ser feita pelos comerciantes.
 
 
Fonte: Portal G1 – https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/cameras-de-programa-de-monitoramento-de-doria-nao-funcionam-no-bras-reclamam-lojistas.ghtml

Origem: http://www.segurancaeletronica.org.br/noticia.php?not=1204

Vivian Peres

vivian.peres@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.