Monitoramento por câmeras demonstra resultados positivos em Praia Grande

Listen to this article

Sistema superou desconfianças e auxilia na queda de furtos e roubos no município

Mais que uma mudança na posição dos números, uma alteração completa nos conceitos. Era o ano de 2002 e a Prefeitura de Praia Grande dava início ao sistema de monitoramento da cidade por câmeras. Foi uma época de narizes torcidos, ressalvas e oposição ao “Big Brother Urbano”.

É o ano de 2020 e o mesmo sistema está mais que aprovado. E nem é necessária uma pesquisa em todos os bairros; basta verificar os números, sobretudo de furtos e roubos de veículos, que seguem em queda. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), foram registrados 1.830 casos em 2016, 1.667 em 2017, 1006 em em 2018 e 684 até novembro de 2019.

Tudo isso se dá não só pela presença das câmeras, mas também pela tecnologia embarcada. Os mais de 2,5 mil equipamentos espalhados pela cidade são giratórios e boa parte conta com OCR (leitura de placas), reconhecimento facial, máscara no local de interesse e BriefCam (recurso que permite filtrar a busca de imagens). “Se um furto ou roubo de carro acontece, conseguimos monitorar o trajeto percorrido enquanto acionamos a Polícia Militar e a Guarda Municipal (GM), diz o inspetor da GM Gideon Henrique Tafarello. “Tanto que reduzimos os furtos e roubos em até 60%”.

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.