Japoneses criam Primeira câmera de Vídeo de Observação Astronômica

Listen to this article

Instrumento é capaz de gravar imagens em movimento de estrelas.
Novidade deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2007.

O fabricante japonês de telescópios Goto e o gigante da eletrônica NEC desenvolveram a primeira câmera comercial no mundo capaz de gravar imagens em movimento de estrelas e outros objetos astronômicos, segundo a imprensa japonesa.

A câmera, chamada de NC-R550a, será lançada ao mercado na primeira metade de 2007 e possui um sensor CCD ultra-sensível que minimiza o piscar da luz nas zonas escuras da imagem, segundo o jornal “Nihon Keizai”.

Para seu desenvolvimento, os cientistas partiram de uma câmera de vigilância que usa um dispositivo CCD lançado no mercado pelo NEC em abril.

Este dispositivo captura a luz tênue de uma estrela e a registra como um sinal elétrico após amplificar a quantidade de elétrons emitidos por um fator de mil, ajudando a produzir imagens claras.

O preço do novo aparelho, que pesa quatro quilos e mede 40 centímetros com a lente, será de US$ 59 mil.

Seus principais compradores serão estações de televisão e planetários e a previsão inicial de vendas é de dez câmeras ao ano dentro e fora do Japão.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1377323-6174,00.html

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.