Chips resfriados com ruído

Listen to this article

O resfriamento de chips de computador usando líquidos é uma tecnologia que provavelmente terá um crescimento exponencial nos próximos anos, pois atualmente fans e dissipadores de calor não têm como suportar muito mais calor do que o que é gerado pelos dispositivos atualmente.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia descobriram que esse resfriamento pode ser melhorado com a ajuda de ondas sonoras.

Ari Glezer e seus colegas do Instituto descobriram que posicionando um alto-falante a poucos milímetros da origem do calor – no caso um chip, com resfriamento líquido – e atingindo-o com ondas sonoras com freqüência de 1 kHz é possível aumentar a eficiência da dissipação de calor em 147%.

Mais informações:
http://www.theinquirer.net/gb/inquirer/news/2008/01/25/chips-cooled-noise

http://technology.newscientist.com/channel/tech/dn13221

Origem: http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-01/4799FDE5.html

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.