OmniVision lança o primeiro sensor de 1/4″ e 3 megapixels CameraChip(TM) Single-Chip, com tecnologia TrueFocus(TM) integrada

Listen to this article

BARCELONA, Espanha, 12 de fevereiro. A OmniVision
Technologies, Inc. (Nasdaq: OVTI), a maior fornecedora mundial de
sensores de imagem CMOS, apresentou ao mercado de telefones móveis a introdução do OV3642, um sensor de 1/4″ e 3 megapixels CameraChip(TM) com tecnologia TrueFocus(TM) integrada em um único chip. O OV3642, totalmente integrado, é fabricado com a nova tecnologia OmniPixel3-HS(TM) da OmniVision a qual proporciona o dobro da sensibilidade (960mV/Lux-sec) dos sensores SOC de 1/4″ e 3 megapixels dos outros fabricantes, oferecendo o melhor desempenho sob baixa luminosidade.

A tecnologia TrueFocus otimiza a ótica, os sensores e o processamento de imagem para maximizar o desempenho da câmera e minimizar o tamanho e o custo do sistema. A utilização da TrueFocus nos telefones com câmera permite uma real capacidade de ‘focar e disparar’, onde a cena inteira — de 20 cm até o infinito – fica sempre focada, um benefício que também se aplica à captura de vídeo. Não existem componentes óticos móveis e, portanto, não há atraso na captura da imagem. A tecnologia TrueFocus permite a captura instantânea com um único clique e, conseqüentemente, não há “oportunidades perdidas” para o usuário da câmera.

O OV3642 dispõe de um microcontrolador integrado compatível com um dispositivo interno de auto foco que é controlável através de seus I/Os de utilização geral. Isso proporciona aos clientes a flexibilidade de utilização do OV3642 em uma variedade de concepções de câmera destinadas às soluções de objetivos fixos, TrueFocus e auto foco.

“Com o OV3642, nossos clientes podem se beneficiar de uma solução revolucionária de um único chip que oferece o melhor desempenho sob baixa luminosidade do setor, combinado com a capacidade de gama focal ampliada a um preço competitivo, tudo isso em um pacote compatível aos plugues padrão de 8.5mm por 8.5mm”, afirma Per Rosdahl, Diretor de Marketing da OmniVision. “Com as atuais três ofertas de produtos de 1/4 polegadas e 3 megapixels, a OmniVision oferece soluções otimizadas realmente inovadoras que melhoram a funcionalidade da imagem, o desempenho da câmera e a experiência geral do usuário”.

O OV3642 também inclui uma função integrada de estabilização de
imagem para evitar imagens borradas, produzindo imagens mais nítidas. Essa característica é especialmente importante em situações de baixa luminosidade, quando as câmeras precisam de um período de exposição mais longo e exige que o fotógrafo mantenha um pulso firme.

A variedade de imagens do OV3642 vai desde os 15 frames por segundo (fps) em resolução total de transferência (QXGA) sobre uma interface MIPI de duas vias, ou uma interface paralela tradicional. O sensor também contém um dispositivo de compressão integrado JPEG que simplifica as interfaces limitadas da largura de banda. A porta
paralela também pode ser utilizada como entrada para uma câmera
externa secundária, permitindo que a câmera utilize o processador de
sinais de imagens extremamente avançado do OV3642(ISP) e compartilhe a interface MIPI.

Com a finalidade de identificação e controle de produção, o OV3642 inclui uma memória programada de um tempo. Todas as funções de processamento de imagem necessárias são programáveis através da
interface SCCB.

O OV3642 está atualmente disponível para demonstração a clientes.
Espera-se que atinja uma produção de volume no terceiro semestre de
2008.

Sobre a OmniVision(R)
A OmniVision Technologies projeta e comercializa sensores de imagem de semicondutores de alto desempenho. Seus produtos OmniPixel(R), OmniPixel2(TM), OmniPixel3(TM), e OmniPixel3-HS(TM) CameraChip(TM) são sensores de imagens de um único chip CMOS altamente integrados destinados ao consumidor do mercado de massa e a aplicações comerciais tais como telefones celulares, câmeras de gravação digital, sistemas de segurança e vigilância, jogos interativos de vídeo, laptops e PCs e sistemas de imagens para automóveis e o setor médico.

Maiores informações:

Web site: http://www.ovt.com

Origem: http://www.prnewswire.com.br/news/080200000062.htm

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.