Grupo Policom apoia livro sobre Cabeamento Estruturado

Listen to this article

Em conjunto com a Tyco, Divisão AMP Netconnect, o Grupo Policom apoia
institucionalmente o livro Cabeamento Estruturado – Desvendando cada
passo: do projeto à instalação, de autoria de Paulo Sérgio Marin, pela
Editora Érica.

A iniciativa está diretamente vinculada à postura do Grupo Policom de investir “em treinamento e formação do mercado, através de ações consistentes com foco em resultados práticos. O autor é um profissional referência para o mercado de Cabeamento Estruturado, o que nos motivou a investir no projeto juntamente com a TYCO”, frisa Anderson Carvalho, gerente de marketing do Grupo Policom.

Para a Tyco, divisão AMP Netconnect, segundo seu diretor, José Rangel, essa ação objetiva “apoiar o público consumidor do mercado de cabeamento de modo a formar o mercado para incentivar o consumo de produtos normatizados e de qualidade internacionalmente reconhecida”.

A obra está à venda na própria editora, pelo endereço http://www.editoraerica.com.br/buscafinal.asp?cod=2076&autor=Paulo%20Sérgio%20Marin.

 
Sobre o livro

O livro reúne, em uma única obra, todos os aspectos relacionados aos sistemas de cabeamento estruturado, desde seu conceito à sua implementação e testes de desempenho e certificação, apresentando retrospectiva histórica dessa técnica e do mercado de cabeamento. Apresenta, em detalhes, os subsistemas que compõem um sistema de cabeamento estruturado em cabos de cobre e em fibras ópticas, discute os espaços de telecomunicações, detalha os parâmetros elétricos de transmissão em cobre e fibra abordando o efeito do alien crosstalk em sistemas de cabeamento Categoria 6A e ensina a testar o cabeamento óptico e a certificar o cabeamento metálico.

As práticas de instalação, de fundamental importância para o bom desempenho de um sistema de cabeamento estruturado, merecem um capítulo totalmente dedicado a este assunto, amplamente ilustrado para melhor compreensão por parte do leitor.

Blindagem e aterramento, administração do cabeamento instalado, introdução ao cabeamento residencial e aos sistemas de automação predial são também abordados nesse livro que traz, ainda, um estudo de caso com a aplicação de todos os conceitos tratados, incluindo a administração de camada física em tempo real (cabeamento inteligente) e anexos úteis que apresentam um glossário de termos técnicos usados em telecomunicações, troubleshooting, referências normativas, classificação dos cabos quanto a chamas, entre outros temas de importância e aplicação prática.

Dada a ampla cobertura da obra, é indicada para profissionais e estudiosos de redes e telecomunicações, gerentes de TI, projetistas, técnicos e instaladores de sistemas de cabeamento e infra-estrutura para tecnologia da informação, este livro apresenta de forma objetiva, com propriedade e amplamente ilustrado, temas relacionados ao projeto, instalação, testes e gerenciamento de sistemas de cabeamento estruturado em cabos de cobre e fibras ópticas para diversas aplicações e ambientes.

 
Sobre o autor

O autor é especialista em infra-estrutura de TI, dedica-se à consultoria, ao desenvolvimento de projetos e ao treinamento técnico nas áreas de cabeamento estruturado, infraestrutura para data centers e interferência eletromagnética aplicada à transmissão de sinais em cabos de cobre. Graduado em Engenharia Elétrica, modalidade Eletrônica, pela Faculdade de Engenharia de São Paulo (FESP), é especialista em telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui título de mestre em engenharia elétrica e de doutor em telecomunicações pela mesma instituição. Entre outras atividades, é membro ativo do IEEE – Institute of Electric and Electronics Engineers nos Estados Unidos, coordenador da CE 03:046.05 da ABNT (responsável pela norma NBR-14565:2007 de cabeamento estruturado), membro do comitê ANSI/BICSI-002 (que desenvolve uma norma de infraestrutura para data centers), realiza palestras em vários países e é Subject Matter Team Leader no comitê TI&M da BICSI nos Estados Unidos, instituição da qual foi secretário, presidente de distrito e diretor regional do Brasil.

 
Sobre o Grupo Policom

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) é líder no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado, direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente, a exemplo de Brady, CommsCope, Coopersalto, Dätwyler Cables, Fluke Networks, Knürr-Emerson, LG Security Systems, Micronet, NVT, OCC, Pekon, Pelco, Transition Networks e Tyco/AMP. Além disso, o Grupo Policom mantém parcerias estratégicas com distribuidoras de switches para automação industrial, empresas de projeto e fabricantes de mobiliário corporativo.

Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom possui diversos engenheiros e RCDDs entre seus colaboradores.

Tudo isso possibilita que o Grupo Policom, além de comercializar produtos e soluções completas, preste suporte operacional a seus clientes, ações que são reconhecidas com premiações nacionais que mostram a preferência e a capacitação de sua equipe, seja no cumprimento de prazos, seja no suporte à venda e no treinamento aos canais.  Mais recentemente, o Grupo Policom criou a Divisão Industrial Networks, que objetiva o atendimento de empresas do setor industrial.

Consciente de sua responsabilidade ambiental, desenvolve parceria com fornecedores comprometidos com o meio ambiente, que fabricam produtos em conformidade com o padrão internacional RoHS (Restriction of the use of certain Hazardous Substances in Electrical and Electronic Equipment) e certificados ISO 14000.
Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom Cabos e Conectores (São Paulo-SP), Policom Telecomunicações (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP), Policom Paraná (Curitiba-PR) e Policom RS (Porto Alegre-RS), mantendo unidades regionais em outras capitais brasileiras.

 

Origem: Vetor Comunicação

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.