Brasil desenvolve chip para oferecer banda larga em áreas rurais

Listen to this article

O Ministério da Ciência e Tecnologia está coordenando um esforço para a construção de um novo chip projetado especificamente para o acesso à internet em banda larga a partir de áreas rurais com baixa densidade populacional.

O projeto do chamado Sistema deRádio Cognitivo segue um novo padrão, chamado IEEE 802.22.

As principais vantagens do novo padrão são o maior raio de abrangência da estação rádio base, que se estende de 33 a 100 km, e a capacidade de utilização de frequências livres para a transmissão de dados.

Ao contrário das tecnologias convencionais de acesso à internet, desenvolvidas com o foco em áreas urbanas e de grande concentração populacional, o projeto busca prover tecnologias para acesso a internet com foco em áreas rurais.

Brasil desenvolve chip para oferecer banda larga em áreas rurais
rádio cognitivo transmite em uma frequência que já está sendo usada por outros aparelhos, sem causar interferência na transmissão original. [Imagem: Wikimedia/Miguel Ferrando]

Banda Larga para Área Rural

Iniciado em setembro passado, o projeto estende-se até fevereiro de 2012, quando o primeiro protótipo do chip deverá estar finalizado.

No início deste ano serão comprados, importados e instalados todos os equipamentos necessários para a implantação do laboratório. Para isso, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia acaba de conceder um financiamento de R$564.000,00 à IC Design House Nordeste, núcleo de pesquisas do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico Nordeste (LSI-TEC).

O projeto "Banda Larga para Área Rural" é coordenado por Wilhelmus Van Noije, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por Nilton Morimoto, diretor do LSI-TEC, e Gosula Venkata Rajasekhara Reddy, diretor Técnico.

Para o professor Van Noije, o projeto é fundamental para o desenvolvimento das regiões mais remotas do país, principalmente no que diz respeito à sua inclusão social.

"O desenvolvimento de um chip dedicado será uma real contribuição do LSI-TEC para o desenvolvimento tecnológico do país, mostrando que é viável fazer alta tecnologia aqui, e permitindo que a indústria nacional desenvolva produtos mais competitivos com maior valor agregado," diz Van Noije.

O novo chip de rádio cognitivo não falará apenas português: ele poderá contribuir para suprir uma carência comum a todos os países de grandes áreas territoriais, como o Brasil, Estados Unidos, Rússia, China e Austrália.

Brasil desenvolve chip para oferecer banda larga em áreas rurais
rádio cognitivo quebra paradigma das estações e otimiza uso das frequências, reorganizando autonomamente uma rede de comunicações. [Imagem: Thomas Lieser/Flickr/onkel_wart]

Chip brasileiro

O desenvolvimento do chip brasileiro deverá ter um custo total estimado em cerca de 2,2 milhões de reais.

O projeto Banda Larga para Área Rural tem como parceiros o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) é o braço tecnológico do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – LSI-EPUSP.

A IC Design House Nordeste é coordenada pelo programa CI-Brasil, conduzido pelo MCT e coordenado pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), de Campinas (SP).
 
 
 
 
 
 
Origem: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=brasil-chip-banda-larga-areas-rurais&id=010110110112
 
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.