FIERGS dá um passo à frente e opta pela velocidade da fibra óptica para seus 12 mil usuários

Listen to this article

Consolidada como uma infraestrutura tecnológica e com uma localização privilegiada na cidade de Porto Alegre (RS), o Centro de Eventos FIERGS é o ambiente selecionado para eventos de todos os tipos e portes na capital gaúcha. Essas características ficam evidenciadas através de espaços interligados e moduláveis, perfeitamente adaptáveis a qualquer tipo de acontecimento, com uma área total de 36.724,85m². Dessa forma, para manter a confiabilidade, a FIERGS investe anualmente no aperfeiçoamento da sua infraestrutura.             

Um dos últimos projetos da FIERGS foi a implementação de toda solução Laserway, da Furukawa, com o objetivo de modernizar a sua rede de comunicação corporativa. O projeto de implementação foi realizado pela integradora Pillatel, em parceria com a distribuidora Delta Cable IT Solutions que, além de proporcionarem maior flexibilidade às demandas do Centro de Eventos FIERGS, garantiram a disponibilidade, segurança e redução significativa dos custos de energia e manutenção. 

Segundo o gerente geral do Centro de Eventos FIERGS, Mauricio Duval Macedo, era necessária a implantação de uma solução mais eficaz para o acesso à Internet. A antiga rede de cabeamento estruturado estava começando a deixar de atender as demandas. “Ficávamos mais restritos, dependendo de conexões wireless, o que nem sempre nos atendiam com a agilidade e a segurança que nossos negócios requerem”, afirma o gerente. Além disso, de acordo com Gilberto Acosta, engenheiro eletricista da Pillatel, a implementação foi imprescindível por ocorrer uma inundação no Centro de Eventos, assim comprometendo todo o cabeamento metálico e os racks.

Dessa forma, foram fornecidos pela Delta Cable IT Solutions produtos da Furukawa e da Attic, tais como Chassi OLT GPON, transceivers óptico, ONT’s GPON, retificador, DIO’s B48, cabos ópticos indoor/outdoor, cabos UTP e racks (48 e 32 U’s). Assim sendo posicionados no Pavilhão de Eventos (Bloco 12) e em dois blocos administrativos (Blocos 4 e 7).

Atualmente, o novo ambiente tecnológico do Centro de Eventos FIERGS atende a 12 mil usuários simultaneamente. Foram instalados pontos ópticos para atendimento de estandes em qualquer área do pavilhão, permitindo mais flexibilidade para as demandas de cada evento realizado no local. Já os cabos de fibra óptica têm proteção para ambientes agressivos e são distribuídos pelo pavilhão por meio de canaletas. E é na sala técnica que está localizado o chassi OLT GPON que gerencia toda a rede, não sendo necessária a configuração de portas de forma descentralizada.

Outro produto de tamanha importância é a ONT que converte o sinal óptico em sinal elétrico, composto por portas de saída (4 para dados e 2 para telefone analógico) e 1 porta de entrada para conector de fibra óptica. Como mencionado por Gilberto, é através do cabo UTP que as 4 portas de dados da ONT se conectam com os dispositivos IP, para a construção da maior capilaridade e desempenho das áreas de trabalho.

Contudo, um projeto deste porte está propício a ter alguns riscos, como deixar os clientes sem internet durante um evento de grande repercussão e importância. “Além da internet, o mau funcionamento do sistema como um todo, poderia prejudicar a relação do Centro de Eventos com os seus clientes e acarretar multas e perdas de contratos futuros. Outro risco era o cliente interno, que bem ou mau, tinha um sistema em funcionamento e tínhamos que implementar o novo com o velho operando”, completa Gilberto.

Macedo disse ainda que o sistema permite também a expansão da rede, sem a necessidade do lançamento de novas fibras, e o equipamento ativo principal pode ser ampliado apenas com a instalação de mais módulos de serviços e com tamanha segurança. “Como o acesso se dá a muitos usuários, a questão de segurança para nós é bastante crítica e neste quesito estamos amplamente assegurados”, comenta Macedo.

Durante o processo de modernização, o Centro de Eventos FIERGS decidiu participar do Programa Green IT da Furukawa. Desta forma, todos os materiais anteriores foram doados para reciclagem. Foram 247.158 kg de antigos cabos e conectores que passam a ter suas matérias primas utilizadas por outras indústrias, como as de plástico e cobre, por exemplo. “Poder cuidar do Meio Ambiente por meio de iniciativas sustentáveis só traz ótimos benefícios para nós e para toda a sociedade. Alinhar isso a melhorias tecnológicas é uma grande satisfação”, finaliza Macedo.

origem: http://www.deltacable.com.br/fiergs-da-um-passo-a-frente-e-opta-pela-velocidade-da-fibra-optica-para-seus-12-mil-usuarios/

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.