5 motivos para picos repentinos de tráfego na rede de TI

Listen to this article

Paessler AG aponta formas de identificar picos de largura de banda

A maioria das soluções de monitoramento da largura de banda torna fácil para equipes de TI identificarem alertas ou picos repentinos no tráfego da rede, relatando informações por meio de uma interface gráfica. O desafio para as equipes de TI, no entanto, é resolver rapidamente o que está causando a sobrecarga.

o que possibilitou que fossem apontadas cinco causas mais comuns de picos de tráfego, de acordo com a experiência dos clientes:

1. Produtos para backups podem ser programados na LAN para serem executados em um determinado momento e assim podem causar enormes cargas em qualquer conexão.

2. Ferramentas de backup remoto: muitas redes utilizam soluções na nuvem para fazerem os seus backups. Ao fazer o upload de grandes backups pode ocorrer uma sobrecarga e como consequência uma lentidão na conexão com a Internet.

3. Atualizações de antivírus ou de software que se encontram  distribuídos dentro da LAN, são normalmente os causadores de picos de tráfego

4. Problemas com o servidor de e-mails: a equipe da Paessler percebeu situações em que um servidor de e-mails remoto tentou entregar um e-mail de 15 MB (megabyte) ao servidor de e-mails de outra empresa várias vezes repetidamente, mesmo com o servidor de e-mails alvo se recusando a aceitar a mensagem. As duas implementações de SMTP eram apenas um pouco incompatíveis e – para resolver o problema – o servidor de e-mails de destino teve que ser configurado para negar o acesso ao IP do servidor remoto. 

5. Surtos de malware e tentativas de invasão também podem causar picos de tráfego na rede de TI, o que ajuda a identificar e tomar medidas preventivas contra eles, tornando assim o Monitoramento de Redes parte importante do conceito de Segurança de TI.

Há ainda outras causas, como grandes downloads feitos pelos usuários, videoconferências ou falhas de hardware. 

Como descobrir a raiz do problema?
1. Tente encontrar um padrão para os picos de tráfego na rede. Por exemplo, verifique se eles aparecem mais ou menos com o mesmo intervalo, ou sempre em um determinado horário diariamente. Verifique se eles aparecem durante o horário comercial (que indica que provavelmente um usuário está causando o pico) ou mais tarde (possivelmente um problema programado). 

2. Quando identificar um padrão, busque outros pontos no sistema monitorado que correspondam a esses parâmetros. Compare o padrão com os processos da rede (por exemplo, um pico de carga da CPU de um dos servidores pode estar em sincronia com a carga de largura de banda). A solução PRTG Network Monitor oferece um recurso chamado “sensor de semelhança”, que compara todos os sensores no PRTG por padrões e revela correlações ocultas e que pode ser muito útil.

3. Analise o tráfego com um packet sniffer (analisador de protocolo de rede) ou uma ferramenta de monitoramento de fluxo. Para modernas redes comutadas (switched), isso pode não ser tão fácil, entretanto, é a melhor maneira de descobrir qual sistema no computador está causando o problema.

A maioria dos dispositivos SNMP utiliza os contadores de 32 bits para contar o número de bytes transferidos através de uma linha de dados. Dependendo de como é utilizada a largura de banda, em algum momento, os valores alcançarão a barreira de 32 bits.

origem: http://itforum365.com.br/noticias/detalhe/120608/5-motivos-para-picos-repentinos-de-trafego-na-rede-de-ti

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.