VTEX DAY: COMO FOI O MAIOR EVENTO DE TECNOLOGIA DA AMÉRICA LATINA

Listen to this article

Nos dias 30 e 31 de maio, aconteceu em São Paulo o VTEX Day, maior evento sobre inovação e tecnologia da América Latina. Nos dois dias em que empresas como PagSeguro, Mercado Livre, Maganize Luiza, e gigantes do mercado internacional como Amazon, Google e Totvs, entre outras, tomaram conta do São Paulo EXPO (localizado na rodovia dos Imigrantes, km. 1,5), o tema central da maioria das mesas de discussão foi como inovar em um cenário árido como o Brasil, considerando todas as sutilezas de um país que passa por um momento político e social delicado.

A feira tem um público-alvo bem especifico. Os ingressos chegaram a custar mais de 2 mil reais e a maioria dos interessados que se aproximam dos stands, onde cada participante tem um espaço dedicado a divulgar seus sistemas de venda online e outras soluções voltadas para o digital, são representantes de marcas que procurar trocar suas experiências desfrutando das novas tecnologias. Focado principalmente em e-commerce, o tema de maior destaque da feira era as formas de pagamento disponíveis nas plataformas de negócio.

A Getnet (empresa de tecnologia do grupo Santander), por exemplo, lançou no VTEX Day o Split de Pagamento, que pretende atender quem está comprando online até o vendedor que negocia seus produtos na internet. O Split oferece um serviço financeiro detalhado, além de transformar a Getnet na única credenciadora que possui serviço de adquirência e conexão de todas as etapas de uma transação de e-commerce.

A palavra que mais se ouvia pelos corredores era “cliente”, e não é de se assustar. Todas as soluções apresentadas no local, assim como aquelas que eram criadas e discutidas por jovens que trocavam algumas poucas palavras enquanto desvendavam códigos complicados em uma área destinada a desenvolvedores, tem como foco potencializar a experiência do cliente em contato com a loja, seja qual for o serviço oferecido.

A regra do melhor custo benefício ganhou algumas peculiaridades com a aplicações de inovações digitais. Agora, quem oferece não só apenas o melhor custo benefício, mas a melhor experiência, está mais propício a conquista o coração (e o bolso) dos consumidores. Cristina Junqueira, co-fundadora da Nubank, palestrou sobre a relação com o cliente e mencionou o quanto um atendimento personalizado é importante para manter um negócio sustentável.

Speaker do dia 31, Ricardo Amorim trouxe como tema de sua uma hora de palestra “Inovar ou Morrer”. O empreendedor, jornalista e apresentador falou sobre como os períodos de crise, como o que o Brasil vive atualmente, são os mais adequados para o desenvolvimento de novas ideias, e comentou sobre suas projeções para a economia caso a polêmica Reforma da Previdência for aprovada.

Amorim, também dono de duas empresas, tentou mostrar, com apoio de dados, como se permitir sair do convencional pode ser a chave para uma mudança radical de estilo de vida, no que diz respeito a dinheiro e atuação no mercado.

O evento como um todo tentou traduzir em palavras (ou, seria em códigos?) o que e possível fazer para transformar o mercado, começar um empreendimento, ou simplesmente mudar a forma com que produzimos. Apoiado por grandes empresas, deixou o recado de que, de fato, e difícil se preparar para um futuro de que não temos ideia de como vai ser. Mas, é possível tornar o caminho até lá uma experiência de aprendizado enriquecedora.

Para aqueles que possuem interesse na área de empreendedorismo, foi uma grande chance de conhecer mais sobre o que como as grandes empresas estão se adaptando a essas novas possibilidades oferecidas pelo mercado tecnólogo. E, para aqueles que não se interessam, recomenda-se fortemente que passem a se atualizar sobre o assunto, porque o futuro começou agora e, com certeza, não espera ninguém.

Origem: Fala 1 Universidades

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.