A Faculdade de Engenharia e Ciências Aplicadas, da Universidade da Pensilvânia, anunciou o lançamento de bacharelado em inteligência artificial (IA) nesta semana. O curso é o primeiro do tipo na Ivy League (grupo de elite com oito universidades) e um dos primeiros programas de graduação em engenharia de IA oferecidos por uma grande universidade nos EUA.

Para quem tem pressa:

  • A Universidade da Pensilvânia anunciou o primeiro curso de bacharelado em inteligência artificial (IA) da Ivy League e um dos primeiros oferecidos por uma grande universidade dos EUA;
  • Disponível a partir do segundo semestre de 2024, o programa incluirá disciplinas em aprendizado de máquina, algoritmos de computação e ciência cognitiva para capacitar estudantes a desenvolver ferramentas de IA “responsáveis”;
  • Os cursos serão realizados no Amy Gutmann Hall, novo prédio da universidade. O currículo traz várias categorias focadas em IA, abrangendo desde introdução ao nicho até visão e linguagem, além de projetos específicos.

O currículo do bacharelado, disponível no segundo semestre de 2024, inclui disciplinas voltadas a aprendizado de máquina, algoritmos de computação e ciência cognitiva, por exemplo. Os estudantes serão “capacitados para desenvolver ferramentas de IA responsáveis que podem aproveitar todo o conhecimento disponível na internet”, segundo um comunicado da universidade.

Bacharelado em IA

Mãos robóticas segurando jornal para ilustrar a imprensa e inteligência artificial
(Imagem: Freepik)

Os cursos do programa serão ministrados no Amy Gutmann Hall, novo prédio da Universidade da Pensilvânia. Os estudantes que cursam o bacharelado escolhem entre várias categorias sobre IA, entre eles: Introdução à IA, Aprendizado de Máquina, Sinais & Sistemas, Otimização & Controle, Visão & Linguagem e Projeto de IA. Vários estudantes e membros do corpo docente, ouvidos pelo jornal The Daily Pennsylvanian, expressaram entusiasmo e expectativa com a notícia do novo curso.

PUBLICIDADE

“Estamos empolgados por oferecer um programa de graduação de ponta que capacitará os estudantes da Penn Engineering a se tornarem líderes e inovadores em IA”, disse George Pappas, professor da Fundação UPS de Transportes na Faculdade de Engenharia da universidade e líder do programa. Pappas acrescentou que, além das habilidades fundamentais em IA, o currículo educará os estudantes sobre os amplos impactos da IA na engenharia.

Emma Twitmyer, estudante de engenharia do segundo ano, compartilhou sua empolgação com a oportunidade de se formar em IA. “Muitos dos nossos programas existentes já direcionam os estudantes para a IA, mas é super emocionante ter todo o seu curso e seu diploma refletindo esse interesse específico.”