Vídeo de 1989 mostrou como seria a ‘casa do futuro’ de 2020; veja os erros e acertos

Listen to this article

Produzido pela BBC, ‘Tomorrow’s World’ ouviu pesquisadores e futuristas do final dos anos 1980 para pensar no impacto que a tecnologia teria na vida das pessoas

Um vídeo feito pela rede britânica BBC em 1989 especula sobre como serão as casas do futuro, do longínquo ano de…. 2020. Em quase quatro minutos de filme, ‘Tomorrow’s World’ (Mundo do Amanhã) conversa com especialistas para tentar projetar como os lares serão impactados pela tecnologia.

Por incrível que pareça, o vídeo é bastante preciso – especialmente em termos de conceitos. Por exemplo, especialistas sugerem que poderíamos tocar música em casa através do simples comando de voz, preveem luzes que se acendem e ajustam automaticamente e passam um bom tempo falando sobre a preocupação com o meio ambiente e o consumo de combustível fóssil.

“As pessoas desejam todos os benefícios da tecnologia moderna, mas sem todos os aparelhos complicados e complexos que temos hoje”, diz o apresentador. “Um comando simples fornece música, talvez proveniente de uma biblioteca de sons”, completa, quase que prevendo os assistentes pessoais e os serviços de streaming.

Porém, os futuristas mandam algumas bolas fora. Uma das partes mais engraçadas do vídeo é quando o apresentador conta que as paredes não teriam mais tomadas, e que os eletrônicos seriam alimentados “digitalmente”.

O programa também faz uma referência precisa ao início das mudanças climáticas, com o apresentador especulando: “até 2020, haverá uma pressão enorme para reduzir os combustíveis fósseis. Isso significa que o gerenciamento de energia em nossas casas se tornará de importância crítica”.

origem: Olhar Digital

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.