Especialista da Horus explica a diferença entre robótica e automação

Listen to this article

De acordo com a pesquisa 2021 World Robot Report, no Brasil existem nove robôs a cada dez mil trabalhadores do campo industrial, apesar de parecer um número pouco expressivo, é um crescimento de 3% desde 2015 e que leva o País a ser considerado emergente na América Latina no uso da tecnologia.

O crescimento da robótica corrobora com a dificuldade de diferenciação com o campo da automação. Os termos robótica e automação são usualmente usados como sinônimos. No entanto, apesar de sua semelhança, tem conceitos e práticas diferentes.

Elísio Alcântara, diretor de Operações da Horus, empresa que fornece soluções tecnológicas para outras empresas, explica quais as principais diferenças entre as duas áreas.

Automação
Automação é tradicionalmente conhecida por explorar os campos de softwares, máquinas e ferramentas desenvolvidas para realizar tarefas humanas, como as plataformas de gestão de processos, criadas para melhorar processos internos. No campo de engenharia da automação acontece o desenvolvimento e design dos sistemas e máquinas. Nesse segmento são construídos equipamentos que executam tarefas de forma automática e sem intervenção humana.

Robótica
O campo da robótica pode ser entendido como uma subcategoria da automação. É conhecida por tratar de agentes de software (ou robôs de software) com Inteligência Artificial e habilidades de Machine Learning que podem usar um software de computador como um humano poderia. Nesse segmento são desenvolvidas máquinas inteligentes que podem atuar com diferentes graus de autonomia. Na engenharia robótica os profissionais são responsáveis pelo desenvolvimento de aplicações dos softwares desenvolvidos na automação para robôs

“No mercado atual, as duas áreas estão intrinsecamente relacionadas, com equipamentos cada vez mais modernos e inteligentes, tudo acaba parecendo robótica, mas a forma como ele irá trabalhar determina se é um produto da automação ou da robótica. Saber diferenciá-las é importante até para os casos de manutenção, o campo de atuação do produto altera a forma como ele irá funcionar, um mesmo produto pode ter funções diferentes na robótica e na automação” finaliza o diretor.

 

origem: https://inforchannel.com.br/2022/10/28/especialista-da-horus-explica-a-diferenca-entre-robotica-e-automacao/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.