Vilma Reis cobra câmeras de monitoramento em monumentos da cidade

Listen to this article

Para a pré-candidata petista à Prefeitura de Salvador, “os patrimônios artísticos e históricos da cidade não podem ficar desprotegidos dessa forma”

A socióloga Vilma Reis, pré-candidata à Prefeitura de Salvador pelo PT, cobrou a investigação dos casos de incêndios em monumentos que vem ocorrendo em Salvador, em áreas históricas e turísticas da cidade, e pediu que sejam instaladas câmaras de monitoramento na capital baiana para coibir possíveis atos do vandalismo.

Neste sábado (21),  um incêndio, ainda sem causa definida, destruiu completamente o ‘Monumento à Cidade de Salvador’, também conhecido como ‘Fonte da Rampa do Mercado’, no bairro do Comércio, em Salvador. A escultura de fibra de vidro e metal, de autoria do artista plástico Mario Cravo Jr., ficava localizado na Praça Cayru, no bairro do Comércio, próxima ao elevador Lacerda e ao Mercado Modelo, área turística de Salvador – a Prefeitura anunciou que irá reconstruir o monumento.

Há uma semana, no dia 14 de dezembro, outro incêndio destruiu a estátua que homenageava as baianas de acarajé e ficava localizada na Praça da Cruz Caída, Centro Histórico de Salvador. O incêndio, cuja causa ainda está sendo investigada, também atingiu a parede do memorial e um ar condicionado da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivos da Bahia (Abam).

Outros monumentos da cidade também foram alvos de vandalismo e intolerância religiosa recentemente, como é o caso das obras do artista plástico Tati Moreno: os Orixás do Dique do Tororó e a estátua de Mãe Stella de Oxóssi, na entrada da avenida que leva o nome da líder religiosa, no acesso da Paralela ao bairro de Stella Maris, próximo ao aeroporto de Salvador.

“Os patrimônios artísticos e históricos da cidade não podem ficar desprotegidos dessa forma. É preciso uma ação mais efetiva por parte da gestão municipal na salvaguarda desses monumentos”, cobrou Vilma Reis.

origem: Bahia.ba

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.