Começa implantação do Centro de Operações de Inteligência da Guarda Civil Municipal

Listen to this article

No último dia 29 de abril foi definida, por meio de processo licitatório, a empresa que fará as reformas nas salas na base da Guarda Civil Municipal de Valinhos para implantação do Centro de Operações e Inteligência (COI), o maior projeto de segurança do município que será concretizado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy. Nos próximos dias, as obras terão início.

“Valinhos entra, em definitivo, com investimentos diferenciados e inéditos em inteligência tecnológica na segurança pública. Estamos trazendo para nossa cidade o que há de mais moderno em ferramentas de segurança eletrônica integrada e, com o início das obras do COI, somado ao trabalho da nossa Guarda Municipal e a política de integração com todas as forças policiais, vamos concretizar esse objetivo”, destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O objetivo do COI, destaca a prefeita, é fornecer às policias locais (Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil) informações qualificadas e estatísticas para análises de forma inteligente, promovendo a intensificação do trabalho conjunto e reduzindo o tempo de resposta das ações preventivas e repressivas de segurança pública, de modo a dar continuidade a diminuição dos índices de criminalidade no município.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, paralelamente ao andamento das obras já está ocorrendo as licitações para aquisição das instalações mobiliárias e eletrônicas, como aquisição de computadores, telões e demais equipamentos. “Temos um cronograma e várias frentes trabalhando para que assim que se encerrarem as obras seja dada sequência às outras etapas”, explicou o secretário. O prazo para conclusão da reforma, após iniciada, é de 60 dias.

As tratativas para implantação do COI começaram em 2021, mas de acordo com Cruz, o combate à pandemia do Covid-19 impediu a celeridade do processo.

Ainda dentro do plano de governo para a área de segurança da prefeita Capitã Lucimara Godoy, no final de fevereiro Valinhos ganhou um importante aliado na área, a disponibilização de acesso da Guarda Civil Municipal ao Sistema Córtex do Ministério da Justiça, tecnologia de inteligência artificial considerada uma das maiores ferramentas de vigilância e controle do Brasil, que permite, de forma digital, acessar diversos bancos de dados de todo Brasil, a partir do patrulhamento e averiguação pelos guardas municipais de pessoas e veículos nas ruas da cidade.

origem: Começa implantação do Centro de… (valinhos.sp.gov.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.