Software Livre

Listen to this article

Publicado por mpperes em 30-Jul-2005 22:20 (13503 leituras)

Hoje em dia escutamos muito sobre o termo “Software Livre”. Para muitas pessoas esse conceito não é bem claro, ou pra maioria é totalmente desconhecido.

CFTV completo no Linux Debian Sarge 3.1
CFTV completo no Linux Debian Sarge 3.1

Software Livre (Free Software) é o software disponível com permissão para qualquer pessoa ou instituição usa-lo, copiá-lo e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja de forma gratuita ou com custo sem pedir permissão ao autor do programa.

A possibilidade de modificação implicam que o código fonte* esteja disponível. Se um Software é caracterizado como livre, potencialmente ele pode ser incluído em um Sistema Operacional** também livre. É importante não confundir software livre com software grátis porque a liberdade associada ao software livre de copiar, modificar e redistribuir, independe de gratuidade. Existem programas que podem ser obtidos gratuitamente mas que não podem ser modificados, nem redistribuídos.

Portanto, o Software Livre implica nas 4 (quatro) regras que o caracterizam, são elas:

1. A liberdade de executar o programa, para qualquer
propósito (liberdade nº 0)

2. A liberdade de estudar como o programa funciona,
e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade no. 1).
Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa
ajudar ao seu próximo (liberdade no. 2).

4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus
aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie
(liberdade no. 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para
esta liberdade.

 

Licenças:

A maioria dos softwares livres é licenciada através de uma licença de software livre, como a GNU GPL.

GPL A Licença Pública Geral GNU (GNU General Public License GPL) é a licença que acompanha os pacotes distribuídos pelo Projeto GNU, e mais uma grande variedade de software, incluindo o núcleo do sistema operacional Linux. A formulação da GPL é tal que ao invés de limitar a distribuição do software por ela protegido, ela de fato impede que este software seja integrado em software proprietário. A GPL é baseada na legislação internacional de copyright, o que deve garantir cobertura legal para o software licenciado com a GPL.

Copyleft A maioria das licenças usadas na publicação de software livre permite que os programas sejam modificados e redistribuídos. Estas práticas são geralmente proibidas pela legislação internacional de copyright, que tenta justamente impedir que alterações e cópias sejam efetuadas sem a autorização do/s autor/es. As licenças que acompanham software livre fazem uso da legislação de copyright para impedir utilização não-autorizada, mas estas licenças definem clara e explicitamente as condições sob as quais cópias, modificações e redistribuições podem ser efetuadas, para garantir as liberdades de modificar e redistribuir o software assim licenciado. A esta versão de copyright, dá-se o nome de copyleft.

 

* Código fonte – Conjunto de palavras escritas de forma ordenada, contendo instruções em uma das linguagens de programação existentes no mercado, de maneira lógica. Após compilado, transforma-se em software, ou seja, programas executáveis.

** Sistema Operacional – software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Consiste na camada intermediária entre o aplicativo e o hardware da máquina.

Luciano Flores da Fonseca
luciano@isafe.com.br
Isafe Network
www.isafe.com.br

Fontes: pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre
www.softwarelivre.gov.br

Post Original

https://web.archive.org/web/20140626154835/http://www.guiadocftv.com.br/modules/publisher/index.php/item.56/software-livre.html

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.