Desafios e Oportunidades da Pandemia do COVID-19

A grave crise mundial gerada pela pandemia do COVID-19, inegavelmente trouxe sérios problemas e dificuldades, impactando a grande maioria das pessoas, mercados, países e governos. Neste artigo buscamos passar uma mensagem positiva através da busca de oportunidades que podem ser exploradas neste momento tão difícil.

Além dos graves problemas para a saúde das pessoas, riscos de contágio, problemas para os sistemas públicos de saúde, desafios para a administração pública, governos, dificuldades econômicas e problemas para a grande parte das empresas, que tiveram suas operações paralisadas ou reduzidas, impactou também nas relações humanas, tanto nas interações sociais, quanto na forma de trabalho. Estamos diante de um novo cenário mundial, denominado “novo normal”.

Diante desta situação, como profissionais atuantes em um segmento crucial para a sociedade, todos somos responsáveis pelo apoio ao combate a disseminação do vírus e redução da contaminação, mas ao mesmo tempo temos a responsabilidade e obrigação de viabilizar as nossas operações de negócios, colocando em prática planos de recuperação e até mesmo de ampliação de negócios, de forma a garantir as atividades de nossas empresas e continuidade dos negócios.

Para que isso seja possível é essencial manter atitudes positivas e ações práticas diárias, que mesmo de forma remota podem propiciar a prospecção de negócios, obtenção de conhecimento, qualificação e planejamento de ações futuras.

Dentre algumas das oportunidades que identificamos neste momento, podemos destacar:

Oportunidade de Qualificação

O período de distanciamento social e quarentena proporciona uma ótima oportunidade de qualificação e estudo, uma vez que são disponibilizados na  internet os mais diversos conteúdos e materiais de estudo, incluindo treinamentos, certificações, cursos e lives. Com isso, podemos nos qualificar em novas tecnologias, obter novos conhecimentos, melhorar nossas operações, adquirir novas qualificações e conhecer novas oportunidades de negócios com baixo investimento e até mesmo gratuitamente.

Oportunidade de Estabelecer e Fortalecer Contatos Estratégicos

Com o tempo disponível devido ao distanciamento social, é possível aproveitar os recursos de comunicação mais atuais para reestabelecer contatos e até iniciar a comunicação com possíveis novos cliente. Aproveite a oportunidade de demonstrar preocupação com o bem estar de seus parceiros e também oferecer suas soluções, serviços e tecnologias.

Aproveite também para buscar e seguir no Linkedin seus influenciadores e também buscar os profissionais de destaque no seu segmento e as empresas que você mais admira.

Oportunidade de Realizar estudos de Projetos

A disponibilidade de tempo também é uma oportunidade de estudar e evoluir aqueles projetos estratégicos que estão arquivados. Por que não colocar em prática estratégias e ações para tirar seus projetos do papel e começar a impactar ainda mais suas atividades e negócios.

Oportunidade para Atualizar Seu Portfólio e Currículo

Este período de distanciamento também pode ser utilizado para atualizar suas informações comerciais, seu portfólio e até mesmo seu currículum vitae. Utilize sua criatividade para criar novos layouts e ações comerciais, insira em seu portfólio seus projetos mais recentes e também insira suas novas qualificações. Procure no Youtube dicas de como tornar seu portfólio e seu currículo muito mais atrativo e alcance muito mais destaque junto aos seus contatos.

Oportunidade de Ofertar  Novas Tecnologias e Sistemas

A pandemia proporciona uma oportunidade única de ofertar tecnologias e sistemas para o novo normal, uma vez que praticamente todas as empresas terão que se adaptar ao distanciamento social, por que não oferecer tecnologias que possam auxiliar nos processos de triagem de temperatura, controle de distanciamento e demais medidas de proteção.

Dentre as principais oportunidades de tecnologias podemos citar:

  • Sistemas de Detecção de Temperatura Corporal com Câmeras Termográficas;
  • Integração de Tecnologias de Identificação Sem Toque para controle de acesso;
  • Sistemas de Medição Eletrônica de Temperatura Corporal com Termômetros Eletrônicos e Reconhecimento Facial;
  • Integração de reconhecimento facial a sistemas de controle de acesso com biometria;
  • Substituição de sistemas de toque por sistemas automatizados sem toque;
  • Tecnologias para o monitoramento remoto de operações e atividades;
  • Tecnologias de comunicação e segurança para trabalho remoto;
  • Tecnologia para a contagem de entrada e saída de pessoas;
  • Sistemas de Controle de Aglomerações.

Possível crescimento na criminalidade

Como profissional atuante no segmento de segurança eletrônica e tecnologia é muito importante estar atento aos movimentos de mercado e a crise econômica ocasionada pelas consequências da pandemia. Os governos e entidades de pesquisa estão anunciando quedas de 10% e 20% nas atividades econômicas, impactando gravemente em inúmeros setores da economia.

Outro fato importante é o grande impacto junto à população mais pobre, aumentando as dificuldades e trazendo graves consequências económicas para esta grande parcela da população brasileira.

Uma das graves consequências desta crise é a tendência do crescimento da criminalidade e consequentes impactos na segurança pública. Apesar de ser um problema muito sério e trazer grandes dificuldades e prejuízos para a sociedade, é uma oportunidade para empresas e profissionais do setor se destacarem no auxílio a famílias e empresas na redução dos riscos através da implantação de soluções, fornecimento de sistemas de segurança e realização de serviços técnicos qualificados.

 

Conclusão

Se por um lado as tristes consequências da pandemia trazem graves impactos para todos, principalmente para as vítimas e familiares, temos a obrigação de seguir com nossas atividades da melhor maneira possível e aproveitar nosso tempo livre e disponibilidade para evoluir como pessoas e como sociedade.

Devemos buscar na medida do possível, pensar e agir de maneira positiva e buscar criar soluções para os problemas que estamos enfrentando neste momento em todas as dificuldades e desafios que nossa sociedade vai passar a enfrentar a partir de agora.

 

 

Eng. Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie este artigo, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.