Bitmap

« Back to Glossary Index

Bitmap ou Mapa de bits define um formato de imagem onde a descrição da imagem é feita pixel a pixel (pixel picture element). Cada pixel constitui um elemento em separado.

É também um formato de arquivos de imagem de informática, também conhecido por mapa de bits onde cada posição de cor é definida individualmente sem qualquer tipo de compactação. O formato de arquivo padrão é BMP.

Um bitmap é um arquivo de dados que representa uma grade retangular de pixels. Ele define um espaço de exibição e uma cor para cada pixel (ou “bit”) no espaço de exibição. Esse tipo de imagem é conhecido como “gráfico de varredura”. GIFs e JPEGs são exemplos de tipos de arquivos de imagem que contêm bitmaps.

Como um bitpmap usa o método de varredura fixa, ele não pode ser facilmente redimensionado sem perda de definição. Ao contrário, uma imagem gráfica vetorial usa formas geométricas para representar a imagem e pode ser assim facilmente redimensionada.

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.